FeiradeProfissoes
congreganositedaurcamp

Profissionais abordam ações tributárias e empresariais em palestras no campus Alegrete

alegretepalestras

O campus da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de Alegrete realizou, recentemente, em parceria com o Centro Empresarial de Alegrete palestras no salão de atos da universidade, nas quais foram abordadas as questões tributárias e empresariais. A atividade fez parte das ações de responsabilidade social promovidas pela instituição durante todo o ano.

As palestras foram proferidas pelo delegado adjunto do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC), José Luiz Pinheiro e da consultora e conselheira do Conselho Regional de Administração (CRA), Nadir Becker. Pinheiro falou sobre a responsabilidade social na questão tributária, esclarecendo que, pessoa física pode destinar até 6% e as jurídicas até 1% do imposto para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), único fundo do município a receber esse recurso. O profissional enfatizou, ainda, que em 2015 no Estado poderia ter sido arrecadado cerca de R$ 334, 8 milhões, mas o efetivado foi de apenas R$ 18,5 milhões.

Já Nadir ressaltou que as ações que podem ser implementadas por qualquer empresa, independente de micro ou grande, mas atitudes que possam transformar o mundo. "A responsabilidade social é trabalhar juntos, participar diretamente das ações comunitárias na região, começando pelo gesto de visitar uma comunidade carente", frisou.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor João Cleber Lopes, os administradores e profissionais da contabilidade, por meio das iniciativas das instituições precisam estar atentos na compreensão do significado da adesão a responsabilidade social nas organizações. "Convencendo, assim, pessoas físicas ou jurídicas a participarem de ações promovidas em prol das comunidades para a promoção da qualidade de vida", ressaltou o docente.

O evento contou com a participação de acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis da universidade, além de docentes, contadores, técnicos em contabilidade, empresários e autoridades convidadas. A atividade arrecadou, ainda, material de higiene pessoal, que foi doado para o Lar do Idoso. Após as palestras, os participantes comemoraram o  Dia do Administrador e Contador, celebrado em 9 e 22 de setembro, respectivamente, com um jantar no restaurante Busanello.

alegretepalestrasdois