Aula de campo de Ciências Biológicas integra acadêmicos de Bagé e Santana do Livramento

levantamentobio

O curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realizou, no sábado, 11, a atividade “Biologia no Limite da Aprendizagem”. O evento trata-se de uma aula de campo realizada anualmente. Neste ano foi desenvolvida com acadêmicos de Santana do Livramento e de Bagé.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Leão, a atividade foi aplicada nos hectares do campus da Urcamp de Santana do Livramento. A ação iniciou pela manhã com uma aula ao ar livre, ministrada pela professora de botânica, Anabela Silveira Deble. A docente explicou aos alunos quais os métodos de levantamento florístico. Após as orientações, os discentes e professores foram a campo realizar o levantamento de flora.

levantamentobiotres

Já à tarde, a atividade foi desenvolvida no “My Zoo”, de Rivera, no Uruguai, onde há uma Casa de Refúgio de animais silvestres. No local, os estudantes puderam conhecer as várias espécies da natureza e de suas respectivas regiões, as formas de alimentação, entre outras curiosidades. No My Zoo acadêmicos do curso do campus de Santana Livramento realizam estágios, aliando a teoria e prática.

Para a professora Ana Leão, a atividade supera a aprendizagem em ambientes formais. “A aula de campo conquista o aluno e eles têm a oportunidade de ver o que foi trabalhado em aula. Tem o contato direto com a natureza, além da integração e troca de experiências dos acadêmicos de Bagé e Santana do Livramento”, avalia a coordenadora do curso.

O evento reuniu cerca de 80 discentes. Além de Ana Leão e Anabela Silveira, participou, também, o professor Laércio Rodrigues.

levantamentobiodois

zoooo