Bem vindo! Hoje é segunda-feira, 15 de outubro de 2018

FAT

Busto de Attila Taborda na entrada do campus central da Urcamp

A Fundação Attila Taborda (FAT), teve como embrião a criação da Fundação Universidade de Bagé (FUB), ocorrida no dia 13 de janeiro de 1969. O nome da fundação foi dedicado ao reconhecimento do trabalho realizado pelo seu presidente, Attila Taborda, eminente médico e professor, detentor de longa trajetória de assistência comunitária e filantrópica na cidade. Sua atuação visionária foi fundamental para a concretização do ensino superior na região. Assim, os cursos superiores existentes foram estruturados na forma de Faculdades reunidas em uma só instituição, agora denominada Faculdades Unidas de Bagé, mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT/ FUnBa).

O projeto de transformação das Faculdades Unidas de Bagé em universidade iniciou-se em 1986, quando o Conselho Federal de Educação aprovou a carta consulta encaminhada pela instituição. O resultado do processo reconhecia a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), o que foi oficializado pela Portaria ministerial nº 052, de 16 de fevereiro de 1989.

A FAT possui como órgão diretivo um Conselho Diretor que atua com representantes dos professores, funcionários, alunos, e representantes da comunidade regional.

Atualmente, a FAT é mantenedora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Hospital de Clínicas Dr. Mário Araújo, Casa da Menina, Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura e Jornal Minuano.

Presidente:

Lia Maria Herzer Quintana

email:

presidentefat@urcamp.edu.br

secretariafat@urcamp.edu.br

Vice-presidente:

José Leonardo Castilho

 

Conselho de curadores

Presidente:

Jesus Flores

 

Endereço

Av. Tupi Silveira, 2099