background

01 Dez 10:00h
TÉRMINO
21 Dez 11:30h

Título curso/evento: ZORAVIA BETTIOL E GRUPO DE BAGÉ NO X FESTIVAL DE CINEMA DA FRONTEIRA

Resumo do Curso/evento: Exposição de Gravuras de Zoravia Bettiol e Grupo de Bagé no Museu da Gravura Brasileira/FAT/Urcamp - junto a programação do X Festival de Cinema da Fronteira.

Objetivo(s): Desenvolver  um olhar  crítico e sensível, alfabetização promovendo a  apropriação ética/estética da memória de artistas e .suas imagens com seus olhares inovadores.

Biografia: Zoravia Bettiol (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1935). Gravadora, tapeceira, designer de jóias, desenhista, pintora. Gradua-se em pintura pelo Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. De 1956 a 1957 faz aulas de desenho e xilogravura no ateliê do escultor Vasco Prado (1914-1998), com quem foi casada durante 28 anos. Dedicando-se principalmente a tapeçaria e gravura, tece formas tridimensinais em tapeçaria e reúne formas populares (como é o caso do uso constante das figuras dos Orixás) ao artesanato erudito nas xilogravuras. Recebe o primeiro prêmio de desenho no 18º Salão Municipal de Belas-Artes de Belo Horizonte em 1962, o primeiro prêmio de gravura no 2º Salão de Arte Religiosa Brasileira de Londrina em 1966 e o prêmio nacional de gravura na 1ª Bienal Nacional de Artes Plásticas de Salvador em 1966, entre outros. Em 1968 muda-se para Varsóvia, na Polônia, para realização de estudos na área têxtil no Atelier Maria Laskiewicz. Durante o período em que reside na Polônia cursa a Escola de Belas Artes de Varsóvia. Nos Anos 70, já de volta ao Brasil, figura em diversas exposições internacionais. Em 1985 recebe o Prêmio Medalha Cidade de Porto Alegre, por bons serviços prestados à comunidade, e em 1987 é homenageada com o troféu destaque em artes plásticas 87. Durante anos 1980 e 1990 ministra diversos cursos e workshops em diversos países.

Público alvo:  Comunidade

Horário: das 10 às 11h 30min.

Período de Realização: 01 até 21 de dezembro.

Coordenação: Carmen Barros e Maria Luisa Pêgas

INFORMAÇÕES: