Farmácia e Biomedicina promovem palestra para destacar o Dia Mundial do Uso Racional de Medicação

A atividade conjunta, reuniu os cursos de Farmácia e Nutrição, numa palestra que trouxe como tema O Uso Racional de Medicamentos, ministrada pela farmacêutica Maria Letícia Raupp dos Santos.

A aula contou com informações muito relevantes que deveriam ser de fácil acesso a maior parte das pessoas. Um dos dados compartilhados com alunos e professores foi de que 15% da população mundial consome mais de 90% da produção farmacêutica. Deste número, 50% fazem o uso inadequado desta medicação. “Por isso é importante que a gente tenha noção da importância do papel do farmacêutico, no sentido de orientar corretamente este paciente”, destaca.

Outra informação foi de que o número de idosos é maior do que o número de nascidos. Assim, a cada cinco idosos, três utilizam de cinco a mais medicamentos sistematicamente, daí a importância do uso adequado e controlado para que algumas drogas, não acabem desenvolvendo, em razão da frequência, outras patologias. A Farmacêutica citou ainda situações recorrentes pelas quais o profissional vai se deparar no dia a dia, como: especificidades, falta de prescrição e a automedicação.

Maria Letícia Raupp dos Santos trouxe ainda um estudo de 2017 realizado pela ONU que aponta o Brasil como o terceiro país que mais consome ansiolíticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e a Índia.

Outro relato, foi que a pandemiaocasionou o aumento do consumo de medicamentos, como o paracetamol, por exemplo, que com o uso indiscriminado, pode causar efeitos tóxicos ao organismo.

A palestra promovida pelos cursos de Farmácia e Biomedicina da Urcamp marcou o Dia Mundial do Uso Racional de Medicação.