Medicina Veterinária promove Semana Acadêmica com foco em oficinas e palestras

Até o dia 12 de setembro, o Campus Rural da Urcamp irá receber uma extensa programação, com atividades práticas e palestras, durante a Semana Acadêmica da Medicina Veterinária.

A abertura da programação ficou por conta do renomado médico veterinário Francisco Alves Branco, um dos mais antigos em atividade na região. Ele levou aos acadêmicos o tema “Parasitologia e Sanidade”. Em paralelo, uma aula diferente para aqueles que se interessam em outra área do curso. A médica veterinária Mariana Mariscano Fraga, de Porto Alegre, falou sobre Medicina de Répteis.

E a diversidade de assuntos é mesmo a marca da Semana Acadêmica. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária Regina Reiniger, destaca o enriquecimento acadêmico que é oferecido aos alunos. Ao todo serão 14 oficinas oferecidas, onde os acadêmicos poderão praticar, desenvolver e aprimorar técnicas, utilizar materiais e equipamentos. “Dá uma visão mais ampla do nosso curso, que tem muitas opções. Acho interessante eles tirarem uma semana para expandirem seus conhecimentos, com temas que eles mesmo solicitaram”, explica.

Nesse primeiro dia, um outro tema chamou a atenção. “Nutrição e Manejo de Equinos”, pelo médico veterinário Vinícius Trois Abreu. Ele relatou os conceitos que norteiam a mescla de uma boa alimentação e o manejo, priorizando a manutenção do estado corporal ideal do animal nas diferentes categorias equinas. Formado pela Urcamp em 2005, o profissional destacou a emoção de retornar ao Campus, agora, numa outra condição. “É um orgulho poder voltar para onde fizemos o início da nossa estrada, encontrando futuros colegas e reencontrando professores”, destaca.

A Semana Acadêmica busca mostrar a ampla área de atuação da profissão. A ex-aluna Bruna Aubert, conta que se interessou pela Segurança Alimentar. Já graduada, hoje atua em quatro estabelecimentos, quatro supermercados e três indústrias. "Na Urcamp realizei meu sonho, hoje não me imagino fazendo outra coisa”, conta.

As oficinas acontecem sempre no turno da manhã e as palestras à tarde. A programação completa está disponível no link do site da Urcamp.