Congrega Urcamp 2018: 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Jornada foi um dos eventos que deu início ao que hoje conhecemos como Congrega Urcamp

 

 

A 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão está debutando em 2018. Ao lado da Mostra de Iniciação Científica, a jornada é a atividade mais antiga do Congrega Urcamp, e foram com estas duas plataformas que tudo teve início, transformando-se, logo em seguida, no maior evento científico da região da campanha. Neste ano, estão abertas as inscrições para quatro áreas do conhecimento, onde os trabalhos devem estar inseridos nas categorias discriminadas. As submissões nesta categoria devem ser feitas no site congrega.urcamp.edu.br, até o dia 15 de agosto.

 

A Jornada é organizada através de Simpósios Temáticos, envolvendo diversas áreas do conhecimento, nos quais são apresentados trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos nos cursos de especialização e programas de pós-graduação das universidades e instituições de pesquisa. “Ela busca dar visibilidade à produção dos professores e pesquisadores em seus projetos em desenvolvimento, como também dos estudantes de graduação que participam dos grupos de pesquisas”, explica a responsável pela 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que é, também Coordenadora do Curso de História da Urcamp, professora Drª Clarisse Ismério.

 

A expectativa é superar o ano anterior, já que em 2017, foram submetidos 355 artigos e aprovados e publicados 278, com a participação da Urcamp, além de Unipampa, UFPel, FURG, UDESC, UFSM, UERGS, UFRGS, UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA, e UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, em três dias de apresentações durante os turnos de manhã, tarde e noite – cronograma que se repete este ano. Até agora, já são mais de 150 inscritos para 2018, e a responsável pela Jornada está confiante.


A participação no evento ocorre através da submissão de artigos, que são avaliados por três avaliadores, selecionados pela Comissão Técnico-Científica do
Congrega, entre o corpo docente da URCAMP. Os artigos aprovados e apresentados nos Simpósios Temáticos são publicados na Revista da 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. A apresentação dos trabalhos é feita por pós-graduados (especialistas, mestres e doutores) que socializam os resultados de suas pesquisas. “A jornada cresceu muito nos últimos e atraiu pesquisadores de instituições consagradas na área da pesquisa do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Santa Catarina e Paraná. Esse crescimento demostra a credibilidade e seriedade do evento”, define Clarisse ao contar que no dia da premiação, ocorrerá o painel ‘Novos Rumos da Produção Científica’, no qual irão participar os pesquisadores egressos da Urcamp. A Coordenação do evento da Jornada conta ainda com os professores Dra Daniela Marques, Msc. Fábio Paz, Dra. Luciane Suñe, Msc. Rafael Bueno, Dra. Sílvia Oliveira.


Áreas do conhecimento para submissão de trabalhos na 15ª JPGP

Template Jornada - Artigo 1: 
ST 1- História, Comunicação e Cinema
ST 9 – Constitucionalismo, políticas públicas de inclusão social
ST 11 – Arte educação e investigações de contextos culturais
ST 8 – Gestão Educacional: reflexão sobre qualificação, formação, inclusão e ação cotidiana escolar
ST 14- Gastronomia

Template Jornada - Artigo 2: 
ST 13 – Computação e Engenharia
ST 10 – Tecnologias e Patrimônio Construído
ST 7 – Gestão, globalização, marketing e estratégias competitivas de mercado

Template Jornada - Artigo 3: 
ST 2 – Agricultura atual: tecnologias, inovações, avanços e retrocessos
ST 6 – Bioma Pampa: Biodiversidade e manejo sustentável
ST 12 – Tecnologias e inovações agropecuárias sustentáveis
ST 4 – A Responsabilidade Socioambiental e a Biologia

Template Jornada - Artigo 4: 
ST 3 – A prática da atividade física: inovações e sua relação com a questão socioambiental
ST 5 – Saúde, políticas públicas e a responsabilidade socioambiental