Urcamp realiza I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas

Por: Chrystian Ribeiro - Ascom

Professores de todos os cursos da Urcamp, trocaram experiências vividas no primeiro ano de aplicabilidade da Graduação i, o modelo acadêmico adotado em 2019 que tornou a Urcamp a Instituição de Ensino Superior mais inovadora de toda a metade sul do estado.

As metodologias ativas, com foco em inovação, foram compartilhadas pelos professores, durante toda a segunda-feira, 16, no Salão de Atos da Urcamp. No total foram 25 trabalhos que os docentes desenvolveram ao longo do ano e que se destacaram como boas práticas pedagógicas. São atividades que fogem do convencional, onde o aluno consegue aprender e desenvolver habilidades, de maneira criativa, com foco num melhor aprendizado.

Na gastronomia, por exemplo, a professora Fernanada Dall´asta desenvolveu técnicas de alimentação utilizando insumos da região, onde os alunos puderam produzir receitas próprias. Uma das novidades foi a confecção do brigadeiro com utilização da erva-mate.

A professora Cleia Siqueira, da Medicina Veterinária, desenvolveu uma proposta onde os alunos foram a campo para estudar o funcionamento e todo o mecanismo produtivo de uma fazenda. O resultado, foi uma maquete coletiva de uma propriedade rural, com sistema de criação de gado de corte e produção de leite. “Foi um trabalho em equipe, numa troca de conhecimentos unindo teoria e prática. Dessa forma, o aluno tem mais facilidade no seu aprendizado”, justifica a docente.

Na Psicologia, outro exemplo de aplicação de metodologia ativa, foi o trabalho desenvolvido pela professora Paulinia Amaral. Ela utilizou quatro desafios baseados em problemas de saúde, numa linha do tempo que contemplou desde o nascimento até a fase adulta de uma pessoa. Os trabalharam a psicologia na prática para desenvolverem soluções em sala de aula.

No jornalismo, a professora Cristiane Pereira, inseriu os alunos em eventos do calendário da cidade, como Feira do Livro, por exemplo. No projeto, a turma produziu reportagens reais e materiais em audiovisual. O resultado foi a publicação no Jornal Minuano, site e redes sociais do Jornal e da própria Urcamp. “Alunos do primeiro semestre já tendo seus nomes vinculados a matérias publicadas em veículo de comunicação aprofunda o aprendizado. A própria comunidade é quem avalia”, explica a professora.

A pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux comemorou o sucesso do seminário. “Os professores puderam apresentar aos colegas o que estão fazendo de inovação em salas de aula. São dinâmicas diferenciadas com os nossos alunos, numa troca muito bacana. A gente percebe que o professor tem que se reinventar e planejar novas aulas para o currículo da Graduação i e isso se dissemina e os nossos alunos passam a ter aulas diferenciadas e assim, aprendem com mais facilidade e se preparam melhor”, pontua.