Regulamento

PROPOSTA DE FORMATO PARA PUBLICAÇÃO DO 8º BIOURCAMP NA PRESERVAÇÃO DO BIOMA PAMPA

5ª MOSTRA CIENTÍFICA

Exposição de Motivos
A Universidade da Região da Campanha (URCAMP), situada no campus Bagé/RS, estabelece as normas e condições para a inscrição de trabalhos na 5ª Mostra Científica do 8° BIOURCAMP NA PRESERVAÇÃO DO BIOMA PAMPA que se realizará nos dias 05 e 06/04/2018.

O evento contará com uma Comissão Organizadora, uma Comissão de Publicação Técnico-Científica e uma Comissão de Apoio todas formadas por professores, acadêmicos e profissionais das diversas áreas do conhecimento científico com exceção da Comissão de Publicação Técnico-Científica que será formada apenas por profissionais com reconhecido mérito acadêmico.
Com o intuito de valorizar a produção científica e o Bioma Pampa o BIOURCAMP em sua oitava edição abrirá espaço para a publicação de trabalhos que dêem ênfase ao tema proposto.

Da inscrição de trabalhos
Artigo 1º – Poderão participar da Mostra Científica do 8º BIOURCAMP 2018 docentes e discentes como autor principal ou coautores da Graduação e pós graduação da URCAMP e de outras instituições de nível superior;

Artigo 2º – A inscrição deverá ser feita somente através de formulário específico encontrado no site do 8º BIOURCAMP

A inscrição de trabalhos deverá obedecer aos seguintes requisitos:
O autor preencherá os dados referentes ao trabalho; cada trabalho deverá ser inscrito, individualmente, por um dos autores, ficando expressamente vedadas inscrições múltiplas de um mesmo trabalho, sendo de caráter obrigatório um orientador vinculado a uma Instituição de ensino e ou pesquisa.
Artigo 3º – Para a submissão de trabalhos, será necessário o pagamento da taxa de inscrição.

Artigo 4º – O autor, no ato da inscrição, desde logo autoriza a UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP a publicar seu trabalho em meio eletrônico e em quaisquer outros meios de divulgação, sem encargos de qualquer natureza, inclusive autorais.

§1º – Os trabalhos selecionados não serão revisados quanto à ortografia e gramática .

§2º – O inscrito é responsável pela veracidade das informações referentes à titulação e dados de identificação dos autores do trabalho inscrito.

§3º – O autor é responsável pelo ineditismo ou autenticidade do trabalho apresentado, conforme o caso, considerando que a Instituição NÃO se responsabilizará por eventual violação de Direitos Autorais.

Artigo 5º – O tema dos trabalhos submetidos à 5ª Mostra Científica do 8º BIOURCAMP deve estar inserido no tema do evento (preservação no Bioma Pampa) dentro dos seguintes eixos temáticos:
– Tecnologias e Inovação;
– Biodiversidade no Bioma Pampa;
– Gestão, sustentabilidade e políticas públicas;
– Desenvolvimento sustentável e as potencialidades no Pampa gaúcho;
– Educação e Meio Ambiente;
– Saúde e qualidade de vida.

Artigo 6º – participante poderá inscrever até 3 (três) trabalhos, como primeiro autor.
§1º Os trabalhos poderão ser submetidos em Língua Portuguesa.
Artigo 7° – Os trabalhos deverão ser submetidos em duas modalidades: resumo simples (graduação) e artigo (profissionais).
Artigo 8º – A inscrição implica na concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento, por parte do(s) inscrito(s).
Das normas do trabalho
Artigo 9º – Os trabalhos deverão seguir as seguintes exigências de apresentação e formatação:

1. Resumo simples: De 250 a 500 palavras, contendo síntese do trabalho de IC a ser apresentado, em texto corrido constando introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações finais.
2. Artigo: De 7 a 15 páginas, contendo as seguintes etapas do trabalho: resumo, abstract, palavras chave, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas.
OBS: A formatação e estrutura do resumo simples e do artigo encontra-se no template em anexo.

§1º – O resumo simples não deverá ultrapassar o limite de 500 palavras, devendo conter 03 (três) palavras chave.

§ 20 – O artigo não deverá ultrapassar o limite de 15 páginas, devendo contes de 03 a 05 palavras chave

§2º – Os trabalhos deverão ser escritos segundo normas vigentes da ortografia cujo trabalho foi submetido.
Da seleção de trabalhos

Artigo 10º – Os trabalhos recebidos serão encaminhados à Comissão Técnico-Científica, sem a identificação dos autores, e serão avaliados por uma banca de avaliadores na condição de duplo cego, selecionados entre o corpo docente da URCAMP, de acordo com os seguintes requisitos:

1. adequação às normas do Evento;
2. relevância do tema;
3. adequação metodológica;
4. adequação e coerência entre problematização, objetivos, metodologia do trabalho e resultados atingidos e/ou esperados;
5. clareza e redação (normas da Língua Portuguesa).

Artigo 11º – O resultado da seleção dos trabalhos serão divulgados no site ou via e-mail.

Artigo 12º – Após a divulgação dos trabalhos aprovados, os autores deverão confeccionar o pôster correspondente, de acordo com as normas deste regulamento e modelo disponibilizado no site biourcamp.urcamp.edu.br
A confecção do pôster é de inteira responsabilidade do autor

Artigo 13° – Os trabalhos reprovados pela Comissão Julgadora serão automaticamente desconsiderados.
Da sessão de pôster

Artigo 14º – A fixação do pôster no formato exposto (suporte ou espaço indicado pela organização) é de responsabilidade dos autores.

Artigo 15° – Os pôsteres deverão ficar expostos no período previamente determinado pela Comissão Organizadora durante a realização do evento.

§1º -A apresentação dos trabalhos será no dia 07/04/2018, no horário da tarde a partir das 14 horas .

Artigo 16º – É obrigatória a presença do autor ou de pelo menos um dos autores (no caso dos trabalhos realizados em grupo), durante todo o período de exposição dos pôsteres/demonstração de trabalhos.

Artigo 17º – Durante a sessão de pôsteres, os inscritos deverão realizar a apresentação oral do seu trabalho aos visitantes.

Artigo 18° – O pôster da mostra científica deverá obedecer, na sua forma de apresentação escrita, os seguintes critérios:
1. instituição;
2. título;
3. autores e orientador;
4. introdução (objetivos, justificativa e embasamento teórico);
5. metodologia;
6. resultados;
7. considerações finais;
8. referências  (as referências deverão ter, no máximo, dez anos (2008 ou mais recentes).
OBS: A estrutura do Pôster encontra-se no template em anexo.
Da apresentação de trabalhos

Artigo 19° – A impressão do pôster deverá ser em uma única lâmina, nas dimensões de 90 cm de largura e no máximo 1,20m de altura.

Artigo 20° – A apresentação do pôster deverá observar os critérios abaixo:
1. domínio do assunto;
2. postura;
3. pontualidade;
4. estrutura metodológica do trabalho;
5. estrutura e organização do pôster, conforme as normas do evento.
Parágrafo único: A apresentação oral pode ser realizada pelo autor ou coautor(es) do trabalho, não podendo o orientador participar deste processo. O apresentador deverá, necessariamente, estar inscrito no evento.