Normas da Ediurcamp

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO

A Editora da URCAMP publica produções textuais de autores nacionais e estrangeiros que atendam aos interesses do ensino, da pesquisa e da extensão. Um original é um conjunto de textos e imagens, e deve ser apresentado de forma completa. Se aprovado para publicação, deve ser acrescido da totalidade das ilustrações originais necessárias aos trabalhos de editoração.

As dissertações e teses serão ser revisadas e adequadas ao formato de livro.

1 – Quanto ao original a ser avaliado

– Envio de materiais

– O original do livro proposto deverá ser entregue na Editora da EDIURCAMP ou enviado pelo correio (sedex ou registrado) para o seguinte endereço: Editora da EDIURCAMP, Rua Tupy Silveira, 2099. Bagé, RS 96400-110.

1.1.2 – O original trazido pelo autor ou organizador deve ser entregue apenas à Pró-Reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

1.1.3 – O original deve ser apresentada em 01 (uma) cópia digital e em 01 (uma) via impressa e encadernada (formato A4, fonte simples

– Times New Roman, espaço duplo, corpo 12).

1.1.4 – As cópias dos originais devem vir acompanhadas de carta de encaminhamento e autorização assinadas pelo autor ou organizador (com dados pessoais, endereço, telefone, fax e endereço eletrônico), como também de currículo resumido, modelo Lattes.

1.1.5 – Caso o livro possua recursos financeiros suplementares para produção, esses devem ser informados, bem como os documentos que comprovam os apoios institucionais.

1.1.6 – A Editora da URCAMP não se obriga a devolver os originais recebidos.

1.2 – Normas Técnicas

1.2.1 – A obra deve estar completa. Isso inclui sobretudo elementos obrigatórios como:

– Texto para orelhas (entre 1.200 e 1.600 caracteres).

– Texto para quarta capa (resumo da obra, 400 a 600 caracteres), quando não se tratar de compilação de textos de vários autores.

– Sumário.

– Referências (no caso de livros de autoria única, a lista de Referências deve constar no final da obra; no caso de compilação de textos, cada um trará sua respectiva lista de Referências). Em ambos os casos, tal lista deve limitar-se às obras citadas.

– Dados do(s) autor(es): duas a quatro linhas para cada autor.

1.2.2 – As ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos, etc.) devem estar inseridas na obra com os títulos completos, indicação da(s) fonte(s) e notas adicionais, quando necessárias. Obs.: as ilustrações mencionadas acima deverão ser enviadas também separadas com sua identificação, no formato compatível (em alta qualidade).

1.2.3 – Recomenda-se eliminar notas em excesso, numeração progressiva desnecessária, etc.

1.2.4 – A existência de imagens e fotos coloridas no livro proposto (caso o autor pretenda esse recurso gráfico) deve estar explicitada. As imagens e fotos deverão ser enviadas separadamente (em formato compatível e em alta resolução).

1.2.5 – O autor deve citar todas as fontes de citações de imagens, além de ter autorização legal de uso para toda ilustração que a exigir.

1.2.6 – O trabalho deverá passar por uma revisão textual prévia, assinada por profissional especializado, o qual terá seu nome devidamente registrado nos créditos da obra. O setor de revisão e editoração da Editora da URCAMP validará a revisão textual externa. Caso encontre problemas, devolverá a proposta de publicação para que o autor/organizador busque solução junto ao responsável pela revisão textual. Caso o autor opte pela revisão da Editora EDIURCAMP, esta acarretará em custo extra, que será firmado por meio de aceite de orçamento.

1.2.7 – A normatização de notas, citações e referências (bibliográficas ou não) é obrigatória. Devem ser observadas as Normas Técnicas da ABNT. As indicações das fontes das citações devem obedecer ao sistema autor-data [Ex.: (Chartier, 2002, p. 64-65)], e sua descrição completa deve estar na lista de Referências constante no final de cada texto (quando for o caso de uma compilação) ou no final do livro (quando a obra for de um único autor). E as notas explicativas devem aparecer (no sistema numérico) ao pé da página onde forem mencionadas (rodapé).

2 – Quanto ao original a ser publicado

2.1 – O original proposto será examinado e avaliado pelo Conselho da Editora e por especialistas, que emitirão um parecer quanto à sua publicação.

2.2 – A Editora da EDIURCAMP será responsável por todo o trabalho editorial, desde as revisões adicionais até a programação visual e editoração do livro.

2.3 – A Editora reserva-se o direito de recusar propostas de capa ou de projeto gráfico do miolo do livro. Casos excepcionais serão primeiramente avaliados pelo Editor e pelo Conselho Editorial.

2.4 – Após a aprovação para publicação serão iniciados os trabalhos editoriais propriamente ditos (editoração).

2.5 – O período de tempo ocupado pelos trabalhos editoriais é maleável. Livros de um único autor e que apresentem somente texto podem ser editorados em até três meses. Livros complexos, com muitos quadros, tabelas e ilustrações, podem demorar mais tempo que a média.

2.6 – O autor deve apresentar o texto em sua versão digital, em formato Word ou compatível.

2.7 – O autor será chamado pela Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROIPPEX para (a) confirmar a exatidão e atualização da versão do texto apresentado e (b) fornecer as ilustrações originais de seu livro.

2.8 – São ilustrações todo tipo de imagem integrante da obra, como desenhos, fotos, fotos digitais, gráficos, diagramas, mapas, fluxogramas, infografias, etc.

2.9 – Sempre que possível, devem ser fornecidas as imagens físicas originais que geraram as imagens inseridas na versão apresentada para avaliação. Imagens físicas são desenhos originais, fotos sobre papel, diapositivos, etc.

2.10 – Quando as imagens forem digitais, devem ser fornecidas em versão editável e em alta resolução, preferencialmente elaboradas em programas profissionais de ilustração editorial.

2.11- Os arquivos de imagens originais oriundas de programas de escritório (como Excel, Autoformas do Word, etc.), e que foram transformadas em outros tipos de imagem, devem acompanhar o arquivo de texto.

2.12 – As imagens vetoriais devem ser elaboradas ou reelaboradas em arquivo do Corel Draw, ou serem compatíveis com os filtros de importação do programa. Sugere-se que as imagens sejam editáveis (para eventuais correções). Devem ser fornecidas, também, as fontes utilizadas no arquivo, mesmo que pareçam comuns.

2.13 – As imagens digitais (com meios-tons ou fotográficas) devem ser no formato TIF e em alta resolução (300 dpi para imagens coloridas ou em escala de cinzas; 600 ou 1.200 dpi para imagens em alto-contraste ou linear, considerando a largura natural da imagem como sendo equivalente à largura de uma página comum de livro).

2.14 – Não serão aceitas imagens nos formatos GIF ou JPG (como as obtidas na Internet). Também não serão aceitas imagens que não produzam resolução compatível com trabalhos editoriais.

2.15 – Outros formatos de imagens digitais podem ser propostos à Seção de Editoração, desde que compatíveis com o Photoshop e que não tenham compactação que reduza sua reprodutibilidade em fotolitos.

2.16 – Os materiais solicitados para a editoração deverão ser entregues nos prazos estipulados.

OBS.: As proposições aqui expostas podem sofrer alterações. Sugerimos que o autor atualize sua consulta sempre que houver interesse em expor seus originais à apreciação do Conselho Editorial.