Fundação Attila Taborda

Busto de Attila Taborda na entrada do campus central da Urcamp

A Fundação Attila Taborda, instituída como Fundação Universidade de Bagé, em 13 de janeiro de 1969, por escritura pública, é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, científica, técnica, tecnológica, educativa, cultural e social, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, sendo sua sede e foro na cidade de Bagé-RS.

O nome da Fundação foi dedicado ao reconhecimento do trabalho realizado por seu presidente, Attila Taborda, eminente médico e professor, que era detentor de uma longa trajetória de assistência comunitária e filantrópica na Rainha da Fronteira. Sua atuação visionária foi fundamental para a concretização do ensino superior na Região. Assim, os cursos superiores existentes eram estruturados na forma de Faculdades reunidas em uma só Instituição, denominada Faculdades Unidas de Bagé, mantida pela Fundação Attila Taborda - FAT/FUnBa.

Em 16 de fevereiro de 1989, através da Portaria ministerial nº 052, a FUnBa foi reconhecida como Universidade da Região da Campanha (Urcamp), após a aprovação da carta consulta enviada pela Instituição ao Conselho Federal de Educação. Em 2018, a Urcamp recebeu, pela primeira vez, a visita do Ministério da Educação para fins de recredenciamento institucional. No entanto, apesar da portaria dos anos 80, não cumpria os requisitos necessários para ser universidade. Entendendo e redimensionando a sua estrutura, passou a ser Centro Universitário da Região da Campanha, conquistando o conceito máximo do MEC, nota 05. Em 2019, a Instituição Comunitária de Ensino Superior tem uma nova conquista, através do credenciamento do Ensino a Distância e, novamente, é agraciada com a nota máxima.

Constituem a administração da Fundação Attila Taborda a Assembleia Geral, o Conselho Diretor e o Conselho Fiscal. A FAT é mantenedora da Urcamp e do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.

 

Presidente:

Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho

 

Vice-presidente:

Mônica Lourdes Palomino de los Santos

---



Informações de contato:

presidentefat@urcamp.edu.br

secretariafat@urcamp.edu.br

Endereço: Avenida Tupy Silveira, 2099 - Bagé/RS

Telefone: 53 3242-8244