Semana acadêmica celebra 30 anos do curso de Sistemas de Informação da Urcamp

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

Teve início da noite de ontem, em formato online, a Semana Acadêmica dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação, os dois últimos em modalidade EaD da Urcamp. Vale destacar que a atividade, que neste ano traz a temática “Tecnologias emergentes e o futuro”, também marca os 30 anos de implantação do curso de Sistemas de Informação na instituição.

O objetivo da Semana Acadêmica é apresentar temáticas que envolvam as tecnologias já existentes e tecnologias emergentes, que são tendências tecnológicas, que prometem melhoria na maneira de viver em um futuro não muito distante. Diante disso, a programação traz debates sobre as questões éticas em sistemas inteligentes, comportamento e transformação digital, neurotecnologia e inclusão de pessoas e inovação social.

A primeira noite contou com três palestras, que se estenderam das 19h às 22h. A programação deve se manter com três atividades por noite, com diferentes abordagens da temática tecnologia. Ontem participaram do evento Michel Medeiros, falando sobre os desafios e oportunidades de empreender com tecnologia; A inteligência artificial e o seu uso prático foi o tema da segunda palestra, com Thiago Fortunado; quem encerrou a primeira noite foi Jerônimo Madruga com o tema “Curiosidade é essencial”.

“Atingimos o objetivo com temáticas diversificadas, desde especificidades em inovação e tecnologia até a importância da curiosidade e o futuro das profissões. Os palestrantes, aliás, são parceiros de partilha e trocas extraordinárias de conhecimento profissional e pra vida”, destaca a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Maria Elaine Dos Santos Leon.

A programação segue hoje, a partir das 19h com a palestra “Inovações tecnológicas para um nicho”, ministrada por Clarissa Souza. Às 20h é a vez de Altamir Júnior Dias falar sobre “Management 3.0”. A última palestra da noite traz a temática “Robótica e desenvolvimento de sistemas: o que o mercado do futuro espera de nós?”, com Miguel Martins dos Santos.

Amanhã, as atividades encerram com as três últimas palestras: às 19h com “Internet das Coisas em tempo de pandemia”, ministrada por Samuel Francisco Ferrigo; às 20h com Open Source e o Mercado de Trabalho”, com Rafael Guterres Jeffman e, por fim, Alex Camargo e Gustavo Rodrigues trazem o debate “Algoritmos racistas: De quem é a culpa?”.

As atividades online são gratuitas e abertas aos interessados na temática, realizadas através do canal da Urcamp no Youtube, onde ficarão disponíveis para visualização posterior.