Urcamp integra programação da Semana do Meio Ambiente

Com a participação da Urcamp na organização das atividades, a Semana do Meio Ambiente iniciou na noite de segunda-feira, 31 e se estende até o sábado. Com atividades online, serão palestras, seminários e painéis com temáticas voltadas ao debate sobre a importância da preservação ambiental.

Reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, Lia Maria Herzer Quintana, participou da atividade de abertura, que reuniu, também, o vice-presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente – Condema, Norton Sampaio, o secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Antenor Teixeira, Roberlaine Ribeiro Jorge, reitor da Unipampa, Flávio Nunes, reitor do IFSul e Vitor Paulo Machado, diretor da Faculdade Ideau.

Conforme explica Ketleen Grala, uma das organizadoras do evento e coordenadora do programa Arborização urbana, cidadania e sustentabilidade, as atividades da semana "objetivam levar à sociedade informações e discussões sobre pautas de preservação do patrimônio ambiental, fortalecendo o papel de responsabilidade social das instituições”.

Em sua fala, Lia destacou a importância da temática não só para a preservação, mas também como componente do desenvolvimento de uma região, junto ao papel da pesquisa, estado, ndústria e a sociedade civil organizada. “O desenvolvimento e inovação tem que ter todos estes atores, com condições ambientais de sobreviver, e isso só se faz com cuidado”.

As atividades continuam amanhã a partir das 19h, com a palestra “Aspectos habilmente negligenciados do Bioma Pampa”, com o engenheiro químico Ricardo Saraiva da oscip Vigilantes Ambientais.
Na quarta-feira acontece a roda de conversa “Árvores e atitudes ambientais” com o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum, e o engenheiro agrônomo Arnildo Pott, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Após o feriado, as atividades retornam na sexta-feira, dia 4, com o 2º Fórum online de Sustentabilidade Ambiental no Pampa, organizado pela Urcamp, com palestras durantes toda a manhã e painéis à tarde.
A primeira palestra acontece às 9h15min, sob a responsabilidade da professora Elizabeth Drumm, com o tema “Observatório de desenvolvimento do Pampa Gaúcho”. Na sequência, às 9h55min, Carmen Elisete Caceres Leite, da Emater, fala sobre “Agroindústria”. Às 10h30min a pesquisadora Rosa Lia Barbieri, da Embrapa Pecuária Sul, fala sobre “Uso de gramíneas nativas na arte floral”. A última palestra da manhã fica por conta da professora Anabela Silveira de Oliveira Deble, falando sobre “Biota Pampeana: diversidade, conservação e sustentabilidade”.

Durante a tarde, a partir das 13h30min, acontece o primeiro painel, com a Associação para grandeza e união de Palmas – Agrupa/UPP, com Vera Colares. Às 14h30min, Clori Peruzzo fala sobre a Associação Pampa Gaúcho de Turismo – Apatur. As estâncias gaúchas são a temática do terceiro e último painel do dia, com participação do engenheiro agrônomo Marcelo Fett Pinho. Para encerrar as atividades preparadas pela Urcamp durante o dia acontece, às 16h30min, a roda de conversa e encerramento com a professora Lize Helena Cappellari.

Na noite de sexta, Pas 19h, acontece a palestra “Parque Natural Municipal dos Morros – um relato de gestão”, com a participação da gestora do parque localizado em Santa Maria, Marina Deon Ferrarese.

As atividades da semana encerram no sábado, às 10h, com plantio de mudas pela Secretaria Muncipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa na Avenida General Artigas.