Urcamp realiza primeira etapa do Vestibular de Inverno 2019

A prova de redação, que vale como ingresso ao Ensino Superior na Instituição, aconteceu no domingo, 30, em todos os Campi da Instituição. Foi o segundo vestibular dentro da Graduação i, a nova modalidade acadêmica adotada pela Urcamp, desde o início do ano letivo de 2019. A Instituição irá realizar uma nova seleção no dia 22 de julho.

No Campus Bagé, por volta das 13 horas, a equipe, formada por mais de 20 professores, já estava pronta para receber os candidatos. Vestidos com camisetas da Urcamp, eles se revezavam na condução de cada estudante, até a sua sala de aula. Na recepção, uma bancada com água, barras de cereais, café, chocolate quente e sanduíches, como forma de acolhimento aos futuros alunos.

Dentre os candidatos, um composto de sonhos, expectativas e aspirações, com foco num futuro promissor. E foi essa esperança de encontrar a profissão certa, que trouxe a jovem Ana Paula Fonseca Alves, para tentar o ingresso no curso de Nutrição. Ele iniciou Administração e Agronomia em outra Instituição de Ensino Superior, mas conta que não tinha aptidão para nenhuma das escolhas. Então, incentivada pela família, que tem um restaurante na cidade, resolveu migrar para a área da alimentação, para dar início ao que chamou de grande realização. “Eu tinha um sonho, que era de vir pra Urcamp e agora vou realizar, porque aqui é uma referência. Eu tenho dois irmãos que estudam aqui, uma faz Ciências Biológicas e outro está concluindo a arquitetura, por isso sei da qualidade dos cursos”, justifica.

Já, Luis Henrique Peres Costa, conta que a Medicina Veterinária estava nos seus planos desde pequeno. A predileção pelo campo e o gosto pelo trato com os animais, apontaram a decisão para o seu primeiro vestibular. “Eu sempre soube que queria isso, estou focado e entusiasmado pra começar”, relata.

A técnica em enfermagem, Camile Freitas Soares, já atua na área da saúde, no hospital da Santa Casa, em Bagé. Agora, veio fazer a graduação de Enfermagem, pensando em ampliar suas possibilidades dentro da profissão. “Com o curso de Enfermagem eu vou aprofundar muito mais o conhecimento em relação ao que aprendi no técnico”, explica. A recepção e a nova estrutura da Urcamp, também chamaram a atenção da futura aluna. “Eu achei tudo lindo aqui dentro, adorei quando cheguei”.

E nessa mescla de perfis, as vezes é preciso arriscar, experimentar outras vivências até chegar na verdadeira vocação. Karine Brasil, tentou Letras, cursou um semestre e desistiu. Então optou por Design de Interiores, numa graduação à distância, mas mudou totalmente de área, para finalmente vir tentar a Educação Física, na Urcamp. “Tenho mais perfil pra isso, eu visitei a Urcamp quando estava no Ensino Médio e adorei. Tenho conhecidos que estudam aqui e ótimas referências”, descreve.

Depois de três meses de trabalho e divulgação, essa primeira prova do Vestibular de Inverno superou as expectativas da equipe gestora, é o que aponta a Pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Dreux. “As inscrições aumentaram em relação ao ano passado. Nós oferecemos todos os cursos e a gente credita essa procura à Graduação i, essa novo modelo de ensino que adotamos, com inserção na comunidade regional que traz metodologias ativas, um modelo diferente de sala de aula e a capacitação constante dos nossos professores”, pontua.

Para quem não conseguiu participar dessa seleção, a Urcamp oferecerá novamente, em todos os Campi, um segundo Vestibular de Inverno, no dia 22 de julho. O resultado desta prova será divulgado no site da Instituição, através do endereço: www.urcamp.edu.br, nessa terça-feira, 02. No mesmo dia, os aprovados já poderão realizar as suas matrículas, no formato on-line, mas é preciso o comparecimento na Central do Aluno, para que recebam as devidas orientações.