Curso de Formação de Professores e Gestores Escolares chega a Uruguaiana

Com uma turma para cada módulo, as aulas foram concentradas em dois dias para cumprir a carga horária estabelecida para as primeiras atividades do cronograma. As próximas cidades serão Alegrete, Bagé e Lavras do Sul

Seguindo o roteiro do Curso de Formação de Professores e Gestores Escolares, a equipe da Urcamp se deslocou, nesta terça-feira, 31, para a cidade de Uruguaiana, onde as aulas acontecem em dois dias. As atividades estão sob responsabilidade das professoras Jane Vilaverde, de Alegrete, e Dilossane Vargas, de São Borja, ambas da Instituição. O segundo município inscreveu 100 alunos, divididos em duas turmas para esta primeira etapa do curso, que está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon. A abertura oficial contou com a presença da 10ª CRE, Corede Fronteira Oeste e Urcamp. O cronograma segue, no dia 04, em Bagé, Alegrete e Lavras do Sul

Em Uruguaiana, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu uma abertura oficial, realizada no auditório da escola, tendo por objetivo reunir professores e gestores em um momento de apresentação do curso. Quem iniciou a fala foi a Coordenadora da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso, que, anteriormente, foi diretora da Escola Cândido Rondon. “Hoje estou na Coordenadoria, mas aqui me sinto em casa, por isso oferecemos o colégio para sediar as aulas neste primeiro momento”, comentou nos bastidores com a reportagem. Para os 100 inscritos da noite, ela frisou a importância da educação. “Nós precisamos compreender a importância que a educação e de buscarmos, cada vez mais, esse incentivo à formação de professores”, resume.

A cerimônia teve sequência com o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste, Hildebrando Santos, que, assim como fez em Itaqui, fez um apelo ao movimento em prol da Consulta Popular. “Nós, enquanto Corede Fronteira Oeste, buscamos na comunidade o apoio e o entendimento da importância do voto de cada um. Foi através dele que nós conseguimos oportunizar que a cédula elegesse como prioridade a educação. Esse curso é reflexo do esforço conjunto, de um trabalho grande junto à Urcamp e ao Governo do Estado que compreendeu que a formação de professores e gestores é essencial para a nossa educação”, conclui.

Elisabeth Drumm, pró-reitora de inovação, pós-graduação, pesquisa e extensão da Urcamp, fez a apresentação das duas professoras que ministram o curso nestes dois dias: Jane Vilaverde, de Alegrete, e Dilossane Vargas, de São Borja, ambas do quadro docente da Instituição Comunitária. Na ocasião, também representou a reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, que é, ainda, presidente do Corede Campanha. “Trago, aqui, os cumprimentos da professora Lia Quintana, e é importante deixar claro que foi o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, o Comung, através de 11 de suas instituições de ensino, que pensaram com muito carinho estes dois cursos para vocês. Saibam, desde já, que houve um empenho muito grande para poder refletir sobre a realidade de cada região, já que o curso acontece em todo estado. Mas, o mais importante é frisar que este curso só está acontecendo graças a vocês, professores”.

A equipe de trabalho da Urcamp foi recebida pelo diretor Miguel de Ávila Filho e vice-diretor Lucas Domingues da escola Cândido Rondon, que também estão fazendo o curso na categoria de Gestores Escolares; assim como a Coordenadora da 10ª CRE que está na mesma turma. Para Miguel, que é professor há 35 anos e já teve mais de 5 cargos na área de direção escolar, é necessário, muitas vezes, mudar a lente dos óculos. “Nós não somos donos do conhecimento. Estamos sempre os agregando e é necessário limpar os óculos, mudar o grau; às vezes tu achas que está vendo tudo perfeito, mas é apenas a falta de visitar um oftalmologista e averiguar; e é aí que tu muda. Muda as tuas lentes para ver tudo sob um novo ângulo. Precisamos investir em nossos olhos para mudar nossos conceitos e analisar o que está à nossa volta, destruindo conceitos enraizados no que vivemos e, muitas vezes, em nós mesmos. É somente desta forma que vamos ver sob uma nova ótica, e esse curso vem ao encontro desse pensamento”, comenta o diretor que está completando três anos com sua equipe na gestão da escola. Para o vice, o curso agrega novos conhecimentos. “Ele vai nos agregar pois traz a possibilidade de renovar o nosso conhecer; a formação permite que nós possamos trocar conhecimentos, além de nos instigar a estudar, pois o curso não acontece só aqui, no presencial. Ele vai para casa, junto contigo, em atividades que precisam ser completadas à distância. Esse prazo estendido faz com que nós tenhamos que dispor de um tempo a mais para completar a sua jornada”, reflete Lucas.

Quanto à cedência da escola, tanto o diretor, quanto seu vice, contam que o colégio Rondon é um espaço de braços abertos para os eventos da Coordenadoria, “pois desde que assumimos, temos a consciência de que ele é um espaço público, que faz parte do sistema, e está sempre disponível para a comunidade que deseja realizar as suas atividades aqui”, explica Miguel, que é graduado em História e Direito, que é complementado por Lucas, “aqui acontecem eventos quase toda semana, por ser uma escola central, mas também por termos esse pensamento de abrir as portas, tanto que investimos muito em publicidade, mostrando o que está sendo feito aqui na escola e expondo que outros podem vir a ser feitos”, conclui Lucas, que na escola também é o professor de Educação Física.

Cronograma do curso

Amanhã as aulas continuam em Uruguaiana, e, após, o curso continua em três municípios ao mesmo tempo, Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel e Alegrete:

1º de agosto, das 18h30 às 22h30min – Uruguaiana

04 de agosto, das 8h às 17h30min – Alegrete