Dia do Nutricionista é marcado com live na Urcamp

Alimentação que previne doenças e aumenta a longevidade. A Nutrição tem sido uma das profissões que mais cresceu nos últimos anos em razão da preocupação das pessoas com uma alimentação mais saudável e balanceada.

Por isso, a live do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, reforçou a questão das boas práticas alimentares, com uma convidada de larga experiência na profissão, a nutricionista Vera Lisboa. Ela atua na área de Nutrição Funcional e Modulação Intestinal, Dietotetapia Hospitalar e atendimento em consultório, em Porto Alegre. O tema abordado  foi Atualidades da Dieta / Covid / Adequação de Peso Corporal. "Eu desejava mudar a vida das pessoas, através da alimentação, por isso escolhi a nutrição e poder proporcional um serviço social, dentro da nossa área, nesta época de pandemia, é também o nosso papel", comentou.

Vera Palma destacou indicadores que alertam sobre o alto crescimento das taxas de obesidade nas populações. Segundo ela, até 2025, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), serão mais de dois bilhões de adultos com sobrepeso no mundo, o que torna a doença a grande vilã da Nutrição. Só no Brasil, o índice de obesidade cresceu quase 68% nos últimos 13 anos. "O tecido adiposo vira um depósito de inflamações que causam doenças cardiovasculares e aceleram o envelhecimento", revela.

Dentro das dicas e estudos de eficácia já comprovados está uma lista que classificou como Detox da vida: Mastigação correta para melhor absorção dos nutrientes; Prazer e fase oral, onde quanto mais tempo o alimento permanecer na boca, mais prazer teremos e melhor será digerido pelo organismo; Boas escolhas alimentares; e Aceitação do novo estilo de vida com práticas mais saudáveis.

A coordenadora do curso de Nutrição, Mônica Palomino de Los Santos, foi uma das mediadoras da live e comemorou a iniciativa. "Excelente a palestra. A nutricionista Vera é muito didática, abordou temas como histologia, fisiologia e bioquímica de uma forma simples e compreensível, aliando à importância da educação nutricional na saúde e longevidade", resumiu.

A live, que também contou com a mediação da professora Cássia Medeiros, do curso de Nutrição da Urcamp, teve uma fala de acolhimento do vice-reitor, Fábio Paz, e da pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux.