HU da Urcamp acerta parceria com o Centro Clínico Gaúcho e amplia oferta de atendimento

Em busca de oferecer mais uma opção de serviço, e com qualidade, o Hospital Universitário passa a contar com um novo convênio. Na tarde de sexta-feira (28), a direção do HU assinou contrato com o Centro Clínico Gaúcho (CCG), agência operadora de planos de saúde. O novo serviço permite que os segurados recebam, em contrapartida, atendimentos das mais diversas especialidades por um preço abaixo do mercado. Inclusive, a telemedicina, recurso que vale ainda mais nesse período de distanciamento social, reflexo da pandemia.
Conforme o diretor do HU, Rafael Ribeiro, as relações entre HU e CCG se estreitaram em razão da pintura da fachada do HU. Isso porque a agência de saúde irá patrocinar a verba necessária para custeio da mão-de-obra. A partir disso, a instituição hospitalar passa a estar credenciada junto ao plano de saúde. "Fica como referência ao plano, com uma unidade hospitalar de atendimento. Com isso, a população acaba ganhando, seja quem não tinha um plano ou, até mesmo, pessoas que usavam o serviço dos concorrentes. Pois será um preço mais acessível", afirma.
Diretor executivo do CCG, Mauro Borges relata que a empresa conta com 29 anos de atuação, com sede fixada em Canoas. Em Porto Alegre e região Metropolitana, são 180 mil clientes que utilizam o serviço, que abrange diversas especialidades, entre elas, o recurso da telemedicina. "Usamos do modelo verticalizado, muito parecido com o do próprio SUS, que teve inspiração no modelo inglês. O foco é na melhor utilização dos recursos, o que chamamos de 'medicina de valor'. Entregar um serviço de qualidade, com paciente satisfeito. O atendimento certo, na hora certa e com o que é preciso, sem exageros, é o nosso método", contextualiza.
Bagé será a primeira cidade fora do eixo metropolitano a passar a contar com uma unidade do CCG. A empresa também abriu tratativas para disponibilização do serviço em Florianópolis, Pelotas, Rio Grande e com a mineradora Ouro Negro, que se articula para operar em Pedras Altas. "Tenho 39 anos de Medicina. Sou médico de formação e sempre trabalhei na busca por qualidade. Que juntos possamos entregar uma assistência médica adequada à população, de modo que seja resolutiva", enfatiza.
Atualmente, Borges afirma que o CCG articula a inauguração de uma central, em Porto Alegre, com 77 consultorias. Além disso, também está previsto um hospital com 200 leitos. Automaticamente após essa parceria com o HU, o diretor antecipa que o hospital da capital terá ligação direta com o de Bagé. "Também faremos junto o processo de Educação Continuada e atenderemos especialidades que não têm na região. É uma troca importante, desafiadora. Por isso, a universidade e a empresa estão se empenhando tanto", destaca.
Para a reitora da Urcamp, Lia Quintana, quem optar pelo convênio terá, como contrapartida, o oferecimento de diversas especialidades, por um custo menor. "O modelo de negócio deles favorece trabalhar com um custo melhor, mas com qualidade também de telemedicina, tele-laudo, várias situações. A sobrevida da pessoa, hoje, pagar um plano de saúde também é um custo. Consegue dirimir custo pelo próprio modelo. A ideia é também conseguir atingir uma faixa da comunidade que não tem opção ou só tem uma ou duas. Não estamos dizendo que nenhum serviço de Bagé é melhor ou inferior, mas sim, o formato e o fato da pessoa da pessoa ser deslocada para outro local se não tivesse a especialidade", ressalta.

Elevação dos índices de Bagé

Segundo Borges, índices apontam que apenas 9% da população bajeense é vinculada a planos de saúde. A estatística é bem abaixo da média nacional, que é de 24%. A interpretação dele é de que, a partir do novo modelo que será oferecido, esses números possam subir. "Bagé tinha que estar, no mínimo, na média nacional. Queremos ampliar esse acesso, com oferecimento de um produto com custo menor. Teremos vários planos e formas de adesões para pessoas físicas e jurídicas. E a concorrência também terá que rever seus conceitos", salienta. Para isso, uma das apostas é o atendimento remoto, durante 24 horas do dia para quem possuir o plano.
Atualmente, o CCG está presente em 12 cidades gaúchas e possui um corpo de mais de 1.600 colaboradores, sendo 70% formado por uma equipe própria de profissionais de saúde (médicos, odontologistas, enfermeiros e técnicos). Conta com 20 unidades próprias e três unidades da rede compartilhada.