Chega ao fim a missão internacional do programa Líder na Itália

Chegou ao fim, na sexta-feira, a missão internacional de Capacitação e Benchmarking, realizada em Milão, na Itália. A agenda teve por objetivo definir possíveis orientações estratégicas e diretrizes para o desenvolvimento da Fronteira Sul, com base nos conhecimentos adquiridos durante a semana.
Entre os membros da comitiva está a presidente da Fundação Attila Taborda e reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Lia Maria Herzer Quintana, o presidente do Sebrae/RS, Gedeão Silveira Pereira, e a proprietária da Vinícola Peruzzo, Clori Izabel Giordani Peruzzo.

No turno da manhã, a delegação fez uma visita na Universidade Católica de Milão, para conhecer sua estrutura e parte de sua história. Foram apresentadas as instalações da instituição, seu campus principal e sua biblioteca, que conta com um acervo de quase dois milhões de livros. Após a visita, a delegação se dirigiu para a Alta Escola de Economia e Sociedade da Universidade Católica de Milão, onde o professor Fábio Antoldi, que acompanhou todas as visitas, fez um resumo da semana e iniciou as atividades em grupo.

Na primeira atividade, o grupo descreveu, em três palavras, o que mais lhe chamou a atenção durante as visitas. Em seguida, Antoldi provocou uma discussão entre todos, para reflexão e agrupamento das palavras escritas. Na segunda iniciativa, foi proposto ao grupo que escrevesse um possível projeto para ser realizado nos próximos seis meses. Novamente, após a atividade, todos discutiram sobre as sugestões e as possibilidades de ações na região. Antoldi encerrou o turno da manhã informando que o material produzido nas atividades será consolidado e enviado para os participantes.

À tarde, ocorreram as solenidades de encerramento da Missão, quando todos os integrantes receberam o certificado de formação em Políticas de Desenvolvimento Local, entregues pelo Diretor da Altis, o professor Vito Monamarco. Após a cerimonia de encerramento, representantes do Sebrae/RS e da Altis assinaram o contrato de parceria internacional com ações voltadas para o desenvolvimento da região da Fronteira Sul do Rio Grande do Sul, encerrando, oficialmente, a Missão Internacional.