Final do semestre reforça a Integração curricular no curso de Ciências Contábeis

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis da Urcamp de Livramento, desenvolveram, neste semestre, aulas práticas no laboratório contábil, mediante o software educacional ContabMilenium, da Data Cempro.

A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Laboratório, que tem como proposta, uma formação que contemple os aspectos específicos da atuação profissional, no curso de Ciências Contábeis, é prevista a inserção da prática por meio de aprendizagem no laboratório contábil, onde os alunos praticam os conhecimentos teóricos abordados nos conteúdos curriculares apresentados e discutidos nos períodos antecedentes.

Neste semestre, mais uma vez, foi proporcionada a integração entre as disciplinas de Estágio Curricular e Contabilidade Tributária no desenvolvimento, desde a abertura de empresa, parte documental, de constituição, até os registros contábeis necessários abrangendo, entre outros, os lançamentos contábeis das operações (integralização do capital, compra, venda, impostos..), elaboração de demonstrativos contábeis, como a Demonstração de Resultado e o Balanço Patrimonial, bem como a análise e escolha do regime de tributação adequados a cada empresa criada pelos acadêmicos.

Este ambiente, facilita, não só o processo ensino-aprendizagem, mas o desempenho dos egressos do curso quando de sua inserção no mercado de trabalho, destacam os professores, Rosemery e Onécimo. O curso de Ciências contábeis busca ampliar o valor e a necessidade do trabalho interdisciplinar que foi e vem sendo estabelecido, tal ação demonstra uma importante visão em compreender e trabalhar as partes de ligação entre as diferentes áreas do conhecimento, tendo a figura dos professores como orientação, um norte a ser seguido”, ratifica o coordenador João Cleber Lopes.

Cabe ressaltar, que, tal prática, obteve uma resposta positiva dos alunosque salientaram maior aprendizagem e motivação.