Acadêmicos da Urcamp tem até dia 5 para responder avaliação docente de forma espontânea

QUESTIONÁRIO ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DO ALUNO

A Comissão Própria de Avaliação da Urcamp – CPA - prepara a avaliação docente de 2021. O Portal do Aluno disponibiliza, desde 15 de junho, o formulário no qual os estudantes da Urcamp podem avaliar seus professores e aulas do semestre que está terminando. A ideia da pesquisa é estabelecer um canal de interação com os acadêmicos de maneira a gerar informações para melhorar progressivamente a gestão dos cursos.

A meta da CPA é somar 30% de respostas dos alunos na fase espontânea da pesquisa, cujo limite vai até o dia 5 de julho. A CPA busca estimular a participação dos acadêmicos no período denominado espontâneo porque é o mais relevante na observação dos avaliadores externos. A Comissão reserva de cinco até nove de julho para uma fase obrigatória, quando o sistema apresenta o formulário antes de qualquer navegação no portal.

Para incentivar a participação da comunidade acadêmica, a CPA criou em 2019 o projeto Avalia Urcamp, que busca estimular as respostas desde os primeiros dias da publicação do questionário. “Por isso pedimos o apoio de coordenadores e NDEs para efetivamente incentivarem seus alunos a responder as questões”, informa o presidente da CPA, professor Glauber Pereira. A Pró-reitora de Ensino da Urcamp, professora Virgínia Paiva Dreux, reforça a necessidade das avaliações. “É fundamental que a comunidade acadêmica entenda o que faz e o que traz o resultado de uma avaliação. A maioria das ações de uma Instituição de Ensino, advém das demandas evidenciadas pelas respostas dos estudantes”, conclui.

O QUE É

A Comissão Própria de Avaliação – CPA – é um grupo multidisciplinar formado por professores, estudantes e funcionários da Urcamp e também por representantes de campus e da sociedade civil, cujo principal objetivo é o de promover avaliações internas e acompanhar processos avaliativos externos aos quais a Urcamp é submetida. Os resultados levantados pelo trabalho da CPA devem servir de informação de apoio para o planejamento das atividades e melhoria dos serviços prestados pela instituição.