Urcamp assina convênio com Procon e vai auxiliar nas mediações

O termo de cooperação vai possibilitar que estagiários do curso de Direito da Urcamp auxiliem nas ações de mediações do PROCON, através do atendimento à comunidade bajeense.

O convênio entre Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), foi assinado no Gabinete da Prefeitura e contou com a presença da Reitora Lia Quintana, do Prefeito de Bagé Divaldo Lara, Procurador Geral do Município Heitor Goulart, do Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Bayard Pereira, Diretor do PROCON Fábio Lang, do representante do Núclo de Práticas Jurídicas da Urcamp (NPJ) Vilmar Pena.

O projeto, busca utilizar a experiência que o NPJ da Urcamp possui em atendimentos à comunidade, para auxiliar nas demandas e ações que chegam ao órgão, através de acadêmicos que cursam os dois últimos anos de Direito, monitorados por professores do curso. Bayard Pereira destacou o ineditismo do projeto e a sua aplicação na busca da qualificação dos serviços. “Isso vai possibilitar que as mediações aconteçam com mais agilidade e sem custo ao consumidor”.

A Urcamp, através do NPJ, realiza por ano, mais de seis mil atendimentos gratuitos junto às populações de Bagé, Sant´ana do Livramento, São Gabriel e Alegrete. O serviço é oferecido às pessoas quem não têm como custear os honorários de um advogado e os casos são tramitados e julgados normalmente pela justiça. “A gente entende,

através de uma gestão moderna, com a visão do novo, que não devemos sobrecarregar o município e nosso auxílio vem sempre nesse sentido. Esse convênio traz benefícios para a prefeitura porque vai permitir agilidade e ainda mais qualidade nos atendimentos, então é ótimo para o nosso aluno que terá a prática ainda enquanto frequenta a academia e excelente para a comunidade, que receberá esses atendimentos”, justifica Lia Quintana.

O Diretor do Procon Fábio Lang agradeceu o apoio e a parceria. “A Urcamp e a Prefeitura foram sensíveis à nossa proposta. O convênio vai beneficiar a todos e principalmente a comunidade, que ganha com isso”, apontou.

A Urcamp já conta com inúmeros projetos e programas em parceria com o executivo. Um dos exemplos são os convênios com o Hospital Universitário, reativado há pouco mais de um ano e que hoje atende não só Bagé, mas seus municípios vizinhos. E foi sobre essa união que Divaldo Lara manteve a sua fala. “A nós gestores, cabe a visão do resultado efetivo e temos trabalhado juntos nisso de forma contundente”, destaca.

No encontro, Lia Quintana entregou ao prefeito de Bagé exemplares do Relato Institucional da Urcamp, um informativo moderno com a trajetória da Urcamp e recheado com informações que nortearam os horizontes da Instituição desde o início de sua gestão, em 2010.