Presidente nacional da OAB recebe título de Doutor Honoris Causa da Urcamp

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) concedeu, ontem à noite, durante a aula magna da instituição, o título de Doutor Honoris Causa ao presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia. O evento aconteceu no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Na ocasião, o homenageado e o presidente da Ordem do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, proferiram palestras ao público presente, formado por acadêmicos e profissionais da área jurídica. Breier falou sobre o tema “Brasil Liberta-te! O papel da OAB/RS em tempos de crise”. Já Lamachia tratou sobre a OAB e seu compromisso com a democracia.

De acordo com a reitora da Urcamp, Lia Quintana, a homenagem a Lamachia faz referência direta ao protagonismo, atitude que ele conferiu para a atuação da OAB nacional. A entidade se posicionou contra a corrupção, pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer. Também teve participação no pedido à cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Lia salienta que, hoje, a instituição não se omite, e tem uma posição muito clara sobre os problemas e o atual contexto jurídico e político brasileiro. “A OAB ganha com este tipo de postura, assim como toda a sociedade", frisa. Para a reitora, ao servir como uma baliza moral e ética do atual momento que vive o Brasil, a OAB se torna um agente eficiente na defesa da constituição e da aplicação justa das leis. “Essa homenagem, embora seja para um advogado, representa um reconhecimento a todos os setores da sociedade”, avalia.

Lamachia, que concedeu entrevista coletiva para a imprensa local antes do evento, salientou a importância da honraria. Ele ressaltou que é motivo de honra representar o Rio Grande do Sul na ordem nacional. “Me sinto honrado e agradecido de receber esse título, e recebo em nome de todos os advogados gaúchos”, disse. Ele também exaltou que a vinda a Bagé integra o processo de interiorização da OAB, compromisso que assumiu quando se elegeu presidente. Para o representante, o País, além da crise política e econômica, vive uma crise ética e moral sem precedentes. “É um momento delicado e as instituições precisam se posicionar. Temos inúmeros desafios”, afirmou.

85 anos

Lamachia e Breier também estiveram na Rainha da Fronteira para assinalar a comemoração dos 85 anos de fundação da subseção da OAB de Bagé. Os representantes da classe cumpriram uma agenda extensa no município. Durante a tarde, atenderam a imprensa e os colegas advogados. Também receberam uma demanda dos integrantes da União Pela Preservação do Rio Camaquã, que solicitaram um posicionamento do presidente nacional sobre o tema. Lamachia, aliás, confirmou o apoio, bem como já havia sido feito pela Ordem no âmbito estadual.

As lideranças fizeram visita à Escola Municipal General Mallet e conversaram com os alunos sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania. Breier, por sua vez, destacou os 85 anos de história da subseção, mas também ressaltou a importância de manter o compromisso com a advocacia local. “Precisamos nos fazer presentes em cada uma das 106 subseções, pois esse é um dos compromissos mais importantes da nossa gestão: a proximidade com os colegas. Apenas assim, poderemos ouvir a advocacia gaúcha em suas necessidades e demandas”, disse.