MINUANO celebra 25 anos com aula inaugural do curso de Jornalismo da Urcamp

O aniversário de 25 anos do Jornal MINUANO foi celebrado pela equipe junto aos acadêmicos de Jornalismo da Urcamp. Durante a aula inaugural do curso, na noite de segunda-feira, os estudantes conheceram a trajetória do mais antigo diário ainda em atuação na região. Os responsáveis pela aula inaugural foram o editor-chefe do jornal, Felipe Valduga, e o editor assistente, Sidimar Rostan.

A primeira das 6.192 edições foi publicada no dia 1º de abril de 1994, dedicando todas as páginas à proposição e debate de alternativas para alavancar o desenvolvimento regional. Rostan relembrou que à época da fundação do jornal o país ainda convalescia de uma forte crise econômica, que desestabilizou totalmente a economia do país, além de explicar o motivo da escolha da data da primeira publicação. "Ele não surge como jornal para documentar simplesmente os acontecimentos. Ele surge para provocar, para fazer as pessoas pensarem, discutirem e para mostrar que todo dia é dia da verdade", destacou.

Além disso, a evolução do periódico foi apresentada através dos modelos de planejamento gráfico, que denota a capacidade de adaptação a uma nova realidade que o jornal possui. "O Jornalismo não é uma profissão estanque, é atividade imutável e dinâmica. E uma empresa que trabalha com jornalismo e não percebe isso não consegue durar 25 anos", definiu.

Já Valduga falou sobre isenção jornalística e a abertura de espaço para diferentes pontos de vista. Neste quesito, relembrou o prêmio recebido pelo Jornal MINUANO, em 2014, oferecido pela Associação de Diários do Interior (ADI), que celebrou o espaço destinado pelo diário à diversidade de opiniões dos colunistas.

Outra questão que chamou a atenção dos acadêmicos foi o engajamento do jornal no ambiente virtual e seu amplo alcance, principalmente através das redes sociais. Em 2012, o jornal criou a página no Facebook, que, hoje, mais de seis anos depois, conta com 53 mil fãs, o que o coloca no patamar de maior página da região. O Instagram, com menos de um ano de atividade, já conta com mais de 10 mil seguidores. "O jornal precisa de redes sociais para manter a interação mais dinâmica com os leitores, coisa que um site, hoje, não possibilita", explicou.

Mesmo assim, o grande impacto do site do jornal também é sentido em números. Atualmente, conta com 190 mil acessos em uma cidade de 120 mil habitantes. "Estamos em praticamente todos os lares de Bagé e região", ressaltou o editor.

Este volume de acessos é, em grande parte, feito por mulheres de 25 a 34 anos, segundo o levantamento realizado pela equipe do Jornal MINUANO, totalizando quase 20% dos leitores da internet.

Quem encerrou a noite foi o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, que falou sobre a relação entre o veículo de comunicação e o curso. O jornal, desde que fora adquirido pela Fundação Attila Taborda (Fat), é utilizado como laboratório para os estudantes de Jornalismo da Urcamp, onde podem praticar e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia jornalístico.