Hamm garante R$ 1,4 milhão em emendas para hospitais de Bagé

A Santa Casa de Caridade de Bagé e o Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, da Urcamp, serão contemplados com mais emendas indicadas pelo deputado federal Afonso Hamm, no Orçamento Geral da União de 2021. A confirmação da destinação do recurso ocorreu nesta quarta-feira (2), quando o parlamentar esteve em frente aos hospitais, seguindo todos protocolos sanitários, para entregar a indicação que totaliza em R$ 1,4 milhão.

Na Santa Casa de Caridade de Bagé, o deputado foi recepcionado pelo provedor, Carlos Eduardo dos Santos, o administrador, Raul Vallandro, o presidente da Sociedade Medicina de Bagé, Davi Salomão, equipe médica e funcionários. O montante de R$ 700 mil será destinado para manutenção e custeio das atividades do hospital, como atendimentos, exames, aquisição de remédios e manutenção da Unidade de Oncologia que também dará todo suporte para a radioterapia que está em fase de construção. Ao longo dos quatro mandatos, Hamm já destinou mais de R$ 5,5 milhões em emendas para a instituição hospitalar.

O provedor comentou que Hamm é o principal parceiro do hospital com a indicação dos recursos que tem contribuído na oxigenação financeira do hospital e também na aquisição de equipamentos e muito especial nesse momento para o enfrentamento da pandemia.
A agenda teve sequência no Hospital Universitário, quando Hamm entregou à presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitora da Urcamp, Lia maria Herzer Quintana o ofício com a indicação de R$ 700 mil à Instituição de Saúde. Também estavam presentes, a gerente financeira, Isabel Messias, a chefe de radiologia, Claudia Egas e equipe de médicos e funcionários. O montante será destinado para ações de manutenção, com direcionamento para o aparelho de tomografia e outras ações de custeio do HU. Com esse novo recurso, o Hospital Universitário já foi contemplado com um montante de R$ 3,1 milhões em emendas de autoria do deputado. “O apoio financeiro ao hospital é essencial para contribuir nas ações e, em especial no aparelho de tomografia, tão essencial principalmente nesse momento em que os afetados com coronavírus precisam desses diagnósticos”, detalha.

Ao agradecer o encaminhamento do recurso, Lia enalteceu a atuação do parlamentar no que abrange a atenção ao setor de Saúde. "Quem usar esse serviço é pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é 100%. E é muito importante que o senhor tenha retorno desse seu trabalho, já que resulta no atendimento de toda a população", comentou ela ao adiantar que, assim que possível, pretende reinaugurar o tomógrafo em uma cerimônia interna, o que não ocorreu na solenidade desta semana para atender aos cuidados preventivos à Covid-19.
Hamm destaca que tem priorizado os recursos direcionados para área da Saúde, em especial visando o combate e enfrentamento a pandemia. Somente em 2020, além dos recursos destinados para os hospitais e Prefeitura, o deputado também direcionou 13 respiradores que estão sendo utilizados nos hospitais, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ambulâncias.

Hamm comenta que essas emendas atende a reivindicação da população regional e também do vereador progressista Omar Ghani, que preside a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. “Os hospitais da nossa cidade são referência regional e dada a importância para todos os pacientes, priorizamos a indicação desses recursos com objetivo de salvar vidas”, complementa Hamm ao enfatizar que o esforço está sendo feito em favor da vida e com combate e enfrentamento a pandemia e esses recursos sãos essenciais.