Urcamp realiza aula inaugural de cursos do Ensino a Distância

Com de seis décadas de atuação nas regiões da Campanha e Fronteira oeste do Rio Grande do Sul, a Urcamp ampliou ainda mais a sua forma de ensino, com a abertura oficial, na noite de segunda-feira, do primeiro semestre na modalidade de Ensino a Distância (EAD). A primeira aula aconteceu no Campus sede, Bagé, sendo acompanhada por cerca de 150 estudantes, no Salão de Atos da Instituição.

No lançamento, os novos alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a Urcamp e sua atuação na comunidade, como Hospital Universitário, Museu Dom Diogo de Souza, Casa da Menina e Núcleo de Prática Jurídica, por exemplo. A apresentação, conduzida pelo vice-reitor Fábio Paz e pela pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, buscou ambientar os acadêmicos, através da apresentação de professores e coordenadores de cursos, mas, principalmente, por meio da plataforma virtual, que será o principal ambiente de estudo dos alunos, dentro da modalidade EAD. “A gente está muito feliz em recebê-los, pois viemos trabalhando há dois anos, nos preparando para este momento, onde queremos oferecer um serviço a distância com a mesma qualidade dos nossos presenciais”, justificou Virgínia.

No auditório lotado, olhos atentos e grande expectativa de quem vê nessa modalidade, a oportunidade de ingressar no Ensino Superior. Foi o caso de Natasha Balbinot, que escolheu cursar Pedagogia. “É a maneira mais acessível de eu conseguir estudar e ainda conciliar minha casa, família, trabalho. Estou muito otimista e confiante para esse grande passo que estou dando”, revela.

O projeto que deu origem ao EAD da Urcamp, aconteceu de forma conjunta com as outras Instituições de Ensino Superior que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, o Comung. A visita avaliativa do Ministério da Educação, em 2019, resultou no credenciamento do EAD da Urcamp, com nota cinco, conceito máximo concedido pelo Governo Federal, o que demonstra o empenho e o compromisso da Instituição com a qualidade, explica Paz. “Nesse mar de opções que existem no mercado, vocês escolheram a nós e podem ter certeza que faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que todos atinjam os seus objetivos, da melhor forma”, resumiu o vice-reitor.

O EAD da Urcamp vai contar com um encontro presencial a cada semana. As aulas são on-line e ficam gravadas na plataforma de acesso dos estudantes, dentro do gerenciamento do tempo de cada um. Na 9ª semana, acontece o encontro obrigatório, quando é feita uma avaliação.
Durante o lançamento, os novos alunos ganharam brindes, como copos e canetas com a logomarca do Ensino a Distância da Urcamp e, depois, puderam conhecer, de maneira prática, a plataforma virtual e já participaram da primeira aula. O mesmo lançamento, com uma aula inaugural do EAD, realizado nesse início de semana em Bagé, também ocorrerá nos Campi de Sant´ana do Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito e Alegrete.

Como funciona o processo avaliativo

* Participação dos acadêmicos, através do acesso aos vídeos, exercícios, tarefas, desafios, contato com os livros virtuais e outros conteúdos disponíveis = 20%;

*Atividade prática = 20%;

*Avaliação presencial = 60%.

Além da plataforma virtual e do material didático, o aluno terá professores disponíveis em tempo integral e tutores.

Assim como acontece na Graduação i, dentro da modalidade presencial, o EAD, também contará com os projetos integradores, onde os alunos formulam projetos reais como forma de capacitação à futura profissão.

Cursos oferecidos

Pedagogia – Administração - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Ciências Contábeis - Engenharia de Produção – Formação Pedagógica em Pedagogia - Gestão Ambiental – Gestão de Agronegócio - Gestão Comercial - Gestão de Recursos Humanos - Gestão Financeira - Gestão Hospitalar - Gestão Pública – Jornalismo – Letras – Logística – Marketing – Pedagogia - Processos Gerenciais - Publicidade e Propaganda e Serviço Social.