Cine Gastronomia: analisando a profissão através da sétima arte

A sala de aula virou cinema. Assim resumimos a noite da última quinta-feira, dia 3, no curso de Gastronomia da Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Idealizado como projeto de extensão, o Cine Gastronomia nasce com o objetivo de contrapor os ensinamentos teóricos com a realidade de diversos momentos da história através da sétima arte. O primeiro encontro teve a exibição do longametragem “Vatel: um banquete para o Rei” e, após, debate com o gastrônomo Júnior Lagoa e a empresária Cema Isquierdo.

De acordo com as responsáveis pelo projeto, professoras Clarisse Ismério e Chris Severo, o Cine Gastronomia surge para integrar prática e teoria como geradoras de conhecimento. “Inicialmente a professora Clarisse teve a ideia de recomendar uma lista de filmes para os acadêmicos, títulos que mostrariam, através da arte, a gastronomia como um todo. Conversando, lançamos, juntas, essa extensão para integrar os alunos e as disciplinas de todo semestre”, explica Chris Severo, que leciona Fundamentos de Gestão.

Na primeira edição foi exibido o longametragem Vatel: um banquete para o Rei. “O filme conta a história de um chef que tem a missão de preparar um banquete que, naquela época, se estendia por três dias. A partir dele, analisamos toda estrutura simbólica do universo gastronômnico e sua ligação com os processos de gestão. E detectamos problemas que aconteciam naquele tempo e ainda são encontrados nos dias de hoje”, comenta a professora Clarisse Ismério, responsável pela disciplina de História e Cultura Gastronômica.

Para os acadêmicos, a experiência da teoria vir ao encontro do entretenimento é uma das formas de conduzir melhor o conhecimento. Para Hellen Dias, Nutricionista formada pela Urcamp há 9 anos, a escolha do curso de Gastronomia como segunda graduação já aponta planos para o futuro. A estudante visa a gastronomia funcional e ficou encantada com a metodologia do projeto de extensão. “A sala de aula, para nós que trabalhamos o dia inteiro, se torna, às vezes, massante. Quando tu chega na universidade e vê que o aprendizado está aliado à diversão, é possível ter um melhor aproveitamento do conteúdo”, analisa ao complementar: “o filme fala de um Rei. Mas todos nós somos reis. Todos precisamos e merecemos uma alimentação de qualidade. Como Nutricionista, sempre digo que o alimento é um medicamento que cura o físico e o emocional. É por isso que quando vamos preparar uma comida para alguém, aquele é o nosso Rei; buscamos fazer o nosso melhor, pois é através do preparo que buscamos conquistar quem vai apreciar. É uma forma de carinho”, conclui.

Próximos passos

O primeiro Cine Gastronomia é divido em três momentos, o lançamento, na noite de ontem, e mais duas datas: 7 de junho, com a exibição do filme “Festa de Babette” e debate com Patrícia Salla e Isabel Messias; e 12 de julho, com o longa “A 100 passos de um sonho” e a conversa fica a cargo do sócio da Vinícola Batalha, Giovani Peres, e da empresária Regina Macedo.

Parcerias

A estreia foi de cinema, com pipoca e tudo. O curso entregou aos acadêmicos um material personalizado do projeto e contou com a parceria da Mi Ventana, Vinícola Batalha e dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia que ofereceram mimos aos palestrantes.