Curso de Jornalismo da Urcamp promove a 24ª Semana Acadêmica

por Luana Soares e Verônica Barboza
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

Trazendo como lema "Uma profissional: múltiplas competências", iniciou ontem (03/06) a Semana Acadêmica do curso de jornalismo. A programação da 24ª edição conta com mulheres profissionais da área da comunicação para compartilhar com os alunos a respeito dos desafios da profissão. O evento ocorre até quarta-feira (05/06) no Salão de Atos da Urcamp, sempre a partir das 19h.

O coordenador do curso, professor Glauber Pereira, ressalta que este encontro é um momento para debater as habilidades e competências que o jornalista deve reunir para ser eficiente em sua carreira, bem como encontrar diversas possibilidades naquilo que se gosta de fazer.

Representando a reitoria da Universidade, o vice-reitor, professor Fábio Paz, afirma que a semana acadêmica tem a missão de tirar o aluno da sala de aula para aprender com a vivência daqueles que já atuam na área, e assim saber como funciona a vida de um profissional depois de graduado. Também destaca a inserção da Graduação I como instrumento para a prática das competências aprendidas em sala de aula.

Para Maria Eduarda Lemos, aluna do primeiro semestre do curso, estar em contato com pessoas que têm conhecimento e a disposição para passar isso aos alunos é o que traz o diferencial das atividades propostas. "Tenho certeza de que todas essas palestras oferecidas vão ser de extrema importância para o progresso acadêmico", afirma Eduarda.

Abertura do evento

A primeira palestrante da noite foi Viviane Becker, colunista social e editora do caderno Ellas no jornal Minuano. O destaque foi sua experiência e trajetória como jornalista até os dias atuais. Ela salientou como os profissionais da área devem ser curiosos, persistentes e principalmente como lidar com as pessoas, sempre com muita imparcialidade. Além disso, contou que em muitas ocasiões os estudantes vão receosos para os estágios, mas que a prática é de fundamental importância para o "recém-formado".
Para finalizar a noite e contribuir no aprendizado dos alunos, a jornalista Taiane Volcan falou sobre a produção de pesquisas na área do jornalismo. Taiane declarou que o jornalismo sofre muitas mudanças, e que às vezes pode parecer que isso fecha muitas portas, mas com a inserção das mídias digitais novos caminhos interessantes se abrem. Ela também afirma que, além de saber produzir um texto, é preciso entender como lidar com dados.

A Semana Acadêmica é aberta ao público.
Confira a programação:

04/06 - Terça-feira

19:00 – " Liderança de projetos em tempos de comunicação e educação digital" – Raiza Rosnieski

20:30 - "Digital x Convencional: Marketing inteligente dentro e fora das redes" – Hanie Brum

05/06 – Quarta-feira

19:00 – "Rádio Difusora: os desafios do rádio regional em plena era digital" – Marina Gallo e Lara Denise

20:30 - "E se fosse você: conteúdo para combater Fake News e ódio nas redes" – Marina Lopes