Urcamp inicia segundo semestre com aulas virtualizadas

A retomada das atividades acadêmicas começou na segunda-feira, 03, nos Campi da Instituição com exceção de Bagé que realizou a assembleia geral de professores. Em razão disso as aulas, no campus sede iniciam nesta terça, 04, com o mesmo formato que vem sendo realizada desde março, quando as atividades presenciais foram interrompidas.

Os alunos que retomam os estudos de maneira remota destacam os desafios que foram vencidos na primeira etapa, em razão ao novo formato de ensino que precisou ser implantando pela Urcamp. Kátia Silva é acadêmica do curso de História e diz que a palavra até aqui tem sido empenho. “O ensino remoto foi um desafio no início, mas com a ajuda dos professores e colegas consegui me adaptar. Hoje sei diferenciar o que é o EAD e o que é o ensino remoto da Urcamp. O remoto é muito mais acolhedor, a gente consegue bater papo com o professor, obter a opinião dele, nós ainda estamos nos adaptando a este ensino diferenciado e minha expectativa pra este segundo semestre é que tenhamos êxito no aprendizado. Nós estamos sentido falta de estarmos juntos, mas isso logo vai passar”, justifica.

Clarissa Barcelos é acadêmica da Agronomia e reforça a atenção da Instituição quanto a eficiência. “Acredito que a melhor forma de retorno neste momento ainda tão delicado, é seguirmos com as aulas virtualizadas. Temos o exemplo do semestre anterior que é possível seguir com o ensino na mesma qualidade daquele que tínhamos em sala de aula. Assim, seguimos em frente com a segurança não só de um ensino de qualidade mas também resguardando a saúde de todos”.

Dentro do contexto virtualizado, as videoaulas se tornaram o grande atrativo do semestre passado dentro da Urcamp. Cada curso pode trazer palestrantes de outras instituições de ensino superior do Brasil e de outros países, todos em tempo integral, respondendo questionamentos dos alunos nos mais diferentes tema, de acordo com cada área de atuação. Um recurso que não era possível no formato presencial por questões de custos e principalmente e disponibilidade dos palestrantes em razão da distância e deslocamento. “Uma oportunidade de encurtar as distâncias e avançar na fronteira do conhecimento”, aponta a coordenadora do curso de Fisioterapia Ana Colpo. O curso foi um dos que mais utilizou este recurso no primeiro semestre do ano letivo.

A Pró-reitora de Ensino Virgínia Dreux diz que o professor em tempo integral com o aluno no horário das aulas, torna o ensino virtualizado ainda mais eficaz. “A nossa expectativa é a melhor possível e este nosso otimismo também se deve aos nossos professores que vêm desempenhando tão bem os seus papéis, se reinventando, buscando novas metodologias, da mesma forma os nossos alunos que estão empenhados neste momento, assim temos certeza que o segundo semestre vai ser de grandes acontecimentos. Temos o Congrega em outubro que será realizado de forma on-line, semanas acadêmicas comemorando 50 anos de alguns cursos, 30 de outros, então todo mundo com muita garra, determinação, temos certeza de que estamos fazendo nosso melhor, os alunos não estão sendo prejudicados e estamos prontos para mais esta etapa do ano”.

Quem quiser ingressar na graduação da Urcamp precisa se inscrever no site, urcamp.edu.br, ele receberá um link para a prova de redação e já pode ingressar no segundo semestre de 2020.

Benefícios e financiamentos

A Urcamp permanece oferecendo, mesmo na pandemia, programas e benefícios que auxiliam o ingresso do estudante, como Fies e ProUni, com graduações custeadas pelo Governo Federal. Além disso, a Instituição dispõe de créditos e financiamentos próprios, como CREDIES, FUNDACRED e FIPRES, além do Crédito Universitário do Banrisul.