Semana Acadêmica da Agronomia integra lavoura e pecuária

O campo, as culturas, os plantios, manejos e produção são temas diretamente ligados à economia da região. Assuntos que fazem parte do dia a dia do Curso de Agronomia da Urcamp, que se prepara para completar 50 anos de atuação. E é com o objetivo de aprofundar essas questões que o curso promove mais uma Semana Acadêmica. As atividades acontecem no CTG Silveira Martins e contam com palestras e práticas de campo.

A abertura contou com a palestra da ex-aluna, agrônoma Lisiane Forsin, que levou aos estudantes e professores o tema “Cultura do Arroz Irrigado”. Logo após foi a vez da, também agrônoma, Juliana Martins da Corteva, falar sobre “Soja e Produtos/Safra 2019/2020.

O agrônomo Ronaldo Cantão, graduado em 1984 pela Urcamp foi outro convidado, que prendeu a atenção dos acadêmicos. Ele apresentou os números da propriedade que administra juntamente com a família, e mostrou o desempenho da produção, dados econômicos, percentuais de lucratividade. Tudo integrando agricultura e pecuária. “Para mim é uma surpresa agradável ter a oportunidade de sair de uma faculdade que permanece em atividade plena e poder trazer um pouco da minha experiência para esses jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho”, destacou o palestrante.

A Semana Acadêmica também abre espaço para quem está começando. Há um ano, a acadêmica de Medicina Veterinária, Maria  Luisa Dóglia preside a Rural Jovem, um departamento da Associação Rural de Bagé. Ela falou sobre o perfil do jovem que integra  o agronegócio. “Como acadêmica, acho importante proporcionar aos demais colegas a relação da conciliação do aprendizado  curricular e extracurricular, para estarmos preparados para as atividades do setor”, revela.

A coordenadora do curso de Agronomia, Elianinha Silveira, destacou a importância de se fortalecer o agronegócio na região, através da Instituição. “Temos uma grande trajetória, por isso é fundamental que estejamos fortes nesse momento, em que nos preparando para os 50 anos da Agronomia da Urcamp”.

A Semana Acadêmica da Agronomia da Urcamp encerrou nesta sexta-feira, com as palestras dos agrônomos Samuel Degobi, que falou sobre Videiras e fruticultura na região e Marco Sanchotene, que tirou dúvidas sobre a produção com o uso de Pivôs.