Aula magna da Urcamp lota Complexo Cultural do Museu Dom Diogo com palestra e noite de novidades COMPARTILHE

Acadêmicos, professores, funcionários da Urcamp e comunidade lotaram o Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, na noite da última terça-feira, para participar da abertura oficial do semestre acadêmico de 2020. O grande evento da noite foi a palestra “Pensar positivo não resolve”, o administrador e coach, Ícara Cardoso, egresso da Urcamp, além da apresentação de uma grande novidade para a saúde de Bagé: a parceria entre o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda, e o Centro Clínico Gaúcho, uma das maiores operadoras de plano de saúde do Rio Grande do Sul.
Ao receber os mais de 500 estudantes, que compareceram ao evento, a reitora da instituição de ensino e presidente da FAT, Lia Maria Herzer Quintana, destacou a reestruturação pela qual a Urcamp passa, sofisticando e atualizando não apenas a parte física e estrutural, mas também a composição curricular. “Como uma instituição com quase 70 anos sobrevive em um mundo fluido como esse? Estamos, passo a passo, nos reinventando, modernizando e nos preparando para um mundo que está rapidamente mudando”, mencionou.
Em seguida, Lia comentou sobre a mudança do modelo de ensino que, a partir da implementação da Graduação I, ainda em 2019, passou a ser oferecido em um modelo que desenvolve competências, sendo a Urcamp uma das pioneiras do método inovador no país. “É um modelo novo no Brasil, mas é utilizado na Finlândia, desde 1974, com esse foco de desenvolvimento das habilidades a partir da solução de problemas trabalhados em sala de aula”, explicou.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, participou da abertura oficial do semestre e destacou que “nenhuma instituição fez por Bagé e pela região da Campanha o que a Urcamp faz”. Aproveitou, ainda, para destacar a qualidade do ensino, que exporta capital intelectual saído dos bancos acadêmicos da instituição. “Parabenizo a Urcamp pelas ações e pela formação de jovens profissionais de ponta que levam o nome da cidade a todas as partes do mundo. A nota 5 não é por acaso, é porque tem qualidade de ensino”, apontou ele, referindo-se à ultima avaliação da Ministério da Educação, que concedeu conceito máximo ao avaliar a instituição.

Noite de novidades

Um dos nomes de egressos em destaque é o do próprio palestrante da noite, Ícara Cardoso. Convidado pela administração do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo a palestrar, o administrador formado na Urcamp traz no currículo MBA em Finanças Empresariais e MBA em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas; Professional Project Management, certificado pelo Project Management Institute; SCRUM Master certificado pela Scrum.org. Aperfeiçoado em análise de risco, é professor de Mercado de Capitais no curso de pós-graduação em Finanças e Controladoria da Fatec/Senac. Coach certificado pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coach. Também é técnico em Processamento de Dados (Urcamp), ex-oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro e consultor de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas.
A palestra “Pensar positivo não resolve” trouxe ao auditório lotado princípios estudados pelo coach, que mostrou de que forma as energias afetam, diretamente, o planejamento e execução de projetos a curto, médio e longo prazo. “Quem entender como a vibração, a frequência e a energia nos afetam, e a forma de aprender a controlá-las, vai sair na vanguarda competitiva”, destacou.
Um pouco mais de seu pensamento foi apresentado no livro “O Segredo da Estrela”, lançado logo após a palestra. O autor relatou que a metodologia desenvolvida por ele há mais de dez anos começou a tomar forma em uma viagem para a América do Norte, onde pesquisou formas se apropriar de ferramentas do mundo dos negócios, como indicadores de resultados, para adaptar aos planejamento individual de cada indivíduo.
Importante destacar que o resultado da venda da primeira obra literária de Cardoso será repassado para o Hospital Universitário de Bagé, Associação do Jovem Empreendedor de Bagé (AJE), loja Maçônica Estrela do Sul nº 84 de Bagé e Organização das Nações Unidas. Além disso, o consultor adiantou que um novo livro já está em fase de produção, “O Segredo da Atração”, e que 25% da venda da obra será destinada para a Urcamp.
Outra novidade da noite foi o a apresentação do Clube30, que, segundo Cardoso, integrante do grupo idealizador do projeto, surgiu de pessoas com interesse em transformar a sociedade, pensando em planos a longo prazo. Mais especificamente, 30 anos. “Hoje somos 38 integrantes do Clube em várias cidades do estado, como Bagé, Porto Alegre, Gramado. Iremos começar a primeira turma agora em abril, com 15 crianças, com idades entre 7 e 8 anos, que irão receber treinamento voltado para negócios e empreendedorismo”, explica. O treinamento conta com suporte pedagógico de profissionais multidisciplinares, como professores e psicólogos.
Serão 10 encontros, sempre aos sábados. Os participantes serão identificados por uma moeda, que carregarão consigo durante todo o tempo de vínculo com o clube, que finda com a formatura, prevista para 2050. “É um projeto audacioso? É audacioso sim, mas é um projeto que vai transformar uma cultura inteira aos poucos”, aponta. Mais informações podem ser obtidas através do site www.clube30.com.br.

Qualificação do atendimento em saúde

Durante a noite, também aconteceu a apresentação da nova opção de saúde do município, vinculado ao Hospital Universitário (HU), oferecido pelo Centro Clínico Gaúcho (CCG), agência operadora de planos de saúde.
O diretor executivo operacional da CCG, Mauro Borges, destacou a parceria, que oferecerá aos bajeenses medicina de alta qualidade através do modelo verticalizado criado há 30 anos, referência no segmento. “É um modelo extremamente competente porque retira tudo que não precisa ser utilizado”, frisou.
Borges acrescentou, ainda, que cerca de 8,9% dos bajeenses contam com plano de saúde atualmente. A intenção da parceria do CCG e do Hospital Universitário é alcançar a média nacional, de 24%, de população com acesso aos planos. “Quero agradecer toda a equipe do Hospital Universitário, que abriram as portas e nos deram a segurança técnica necessária a CCG vir para a região usando Bagé como referência”, destacou.
Atualmente, o CCG está presente em 12 cidades gaúchas e possui um corpo de mais de 1.600 colaboradores, sendo 70% formado por uma equipe própria de profissionais de saúde (médicos, odontologistas, enfermeiros e técnicos). Em breve, o Jornal MINUANO deve detalhar como funcionará a parceria e os atendimentos do CCG.