A Fisioterapia associada à Equoterapia no 8º BioUrcamp

Outro minicurso que contou com grande procura nesse primeiro dia de BioUrcamp foi a oficina de Equoterapia Xamã, ministrada pela fisioterapeuta formada pela Urcamp, Marta Rover Duarte.

O primeiro momento do curso contou com uma abordagem teórica no Teatrinho da Urcamp, onde a palestrante relatou a história da Equoterapia, suas experiências com crianças da APAE e a evolução dessa técnica no tratamento a respeito de motricidade e equilíbrio, através do uso da montaria em cavalos.

A segunda parte do minicurso foi prática, no campo de futebol do Ginásio Corujão, onde os participantes puderam montar e aprender técnicas desenvolvidas na fisioterapia, com foco em alongamento e no desenvolvimento de músculos e articulações do corpo. Marta Rover Duarte se formou em 1996 e antes de ingressar na Equoterapia trabalhou no Hospital Universitário como fisioterapeuta. “Pra mim está sendo maravilhoso poder voltar à Urcamp e passar um pouco da minha experiência nessa área. Tive professores maravilhosos aqui e digo sempre que é um orgulho ter feito o meu curso nessa Universidade”, destaca.

A Equoterapia Xamã, aplicada pela fisioterapeuta mistura a terapia de cavalo com a forma de montaria dos índios norte-americanos, sem estribos e sem arreios.