Começou o Biourcamp

Professora Ana Leão é a coordenadora do curso de Biologia e, também, do Biourcamp

Com o tema “Na preservação do Bioma Pampa”, a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) iniciou, hoje, 05, a oitava edição do BioUrcamp. A programação começou no campus Central, com uma série de palestras, minicursos, mostra de iniciação científica e apresentações culturais. Amanhã e sábado, as atividades serão realizadas no campus rural.

Segundo a responsável pela programação do evento, professora Anabela Silveira de Oliveira Deble, as atividades estão sendo planejadas desde outubro do ano passado, com o objetivo de trazer informações atualizadas e de caráter interdisciplinar para os acadêmicos, professores, profissionais e público interessado.

De acordo com Ana Leão, coordenadora do curso de Biologia e responsável pela coordenação geral do BioUrcamp, são esperados cerca de 300 participantes, entre alunos dos cinco campus da Urcamp e de outras universidades do Estado.

Ao falar sobre os atrativos do evento, Ana destacou a palestra que acontece hoje, às 19h30min, no Teatrinho da Urcamp, com o doutor José Newton Marchiori, engenheiro florestal e professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que vai falar sobre “A formação do Rio Grande do Sul e a visão dos viajantes naturalistas”. "É um contato com a natureza, é uma oportunidade de uma troca muito intensa, de conhecer, também, o campus rural, que é muito bonito, muito rico em diversidade’’, diz.

Amanhã, as atividades serão realizadas no campus rural da Urcamp, a partir das 8h. A abertura oficial do evento vai ser realizada às 19h, com participação da vice-reitora da universidade, professora Núbia Juliani. Outro destaque da programação de sexta-feira é a exposição de vídeos sobre a luta da União Pela Preservação do Rio Camaquã e, também, o Concurso 2° Varal Fotográfico “Belezas Naturais no Pampa’’. O segundo dia encerra com um luau. E, para os participantes inscritos que desejam aproveitar ao máximo a experiência, será permitido acampar.

Quem comparecer à programação de sábado, poderá participar de um simpósio sobre a fauna e flora ameaçadas do Bioma Pampa, apresentado pelo geógrafo Rodrigo Correa Pontes e pelo biólogo Rafael Balestrin.

O último dia do evento também contará com outras atividades técnicas sobre a preservação do Bioma Pampa, além de mateada e uma trilha ecológica. A programação completa e outras informações podem ser obtidas aqui em nosso site, e nas redes sociais, através do @UrcampOficial, tanto no Facebook, quanto no Instragram.