Urcamp e Hospital Universitário realizam cursos de pós-graduação em Saúde

   A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e o Hospital Universitário Doutor Mário Araújo irão realizar, este ano, quatro cursos de pós-graduação em Saúde. A especialização em Auditoria e Gestão em Saúde inicia no dia 5 de maio e será coordenada pelo médico Henry Ritta. As inscrições estão abertas aqui no site.

    Conforme Ritta, os cursos terão duração de dois anos (450 horas). As aulas serão realizadas uma vez por mês, na sexta-feira à noite e no sábado, nos turnos da manhã e tarde. Ele ressalta que as especializações são voltadas para fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e profissionais de outras áreas afins, no processo de gestão.

     O coordenador do curso de Auditoria e Gestão salienta que o foco principal é para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destaca que 50% dos professores são mestres e doutores da Urcamp, e que os demais profissionais são especialistas referências, como o dentista Paulo Petry, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o superintendente do Hospital Mãe de Deus, Alceu Alves.

    Segundo a responsável pelas pós-graduações na Urcamp, Daniela Giffoni Marques, também estão previstos os cursos de Cuidados Paliativos, que será coordenado pela médica Alice Fernandes e pela farmacêutica Ana Paula Menezes; Saúde Mental, que será coordenado pelo médico Rafael Ribeiro e pela psicóloga Fabiane Caillava; e a especialização em Saúde da Família, coordenado pelo enfermeiro Cristiano dos Santos.

     Daniela ressalta que os cursos só podem ser realizados com no mínimo de 12 pessoas e o máximo de 35. Ela destaca que os interessados podem realizar os cursos por módulos, e os alunos que concluíram 80% de alguma curso da área da Saúde, egressos da Urcamp e sócios da Fundação das Santas Casas, terão 10% de desconto. “Serão aulas teóricas e práticas”, observa.

Cronograma para especialização em Auditoria e Gestão em Saúde
- 5 de maio;
- 2 de junho;
- 6 e 7 de julho;
- 3 e 4 de agosto;
- 7 e 8 de setembro;
- 5 e 6 outubro;
- 9 e 10 de novembro;
- 7 e 8 de dezembro.