Urcamp recepciona acadêmicos com imersão na história e estrutura da Instituição

No primeiro dia de aula, após as férias de julho, os acadêmicos dos quatro campi da Urcamp foram recepcionados com festa e descontração. Em Bagé, a acolhida aconteceu no hall do Campus Central, com animação da DJ Nagila Camponogara e, em seguida, no Salão de Atos, com apresentação da estrutura e metodologia da instituição.
A pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Paiva Dreux, conta que a acolhida, realizada todos os anos, é um momento de confraternização entre professores, funcionários e alunos, além da apresentação da estrutura para quem inicia sua jornada acadêmica. “É o momento em que a instituição abraça os estudantes, apresenta a nova Urcamp e todas suas instalações para que eles usufruam e participem deste novo momento”, conta.
Após a recepção no saguão, os acadêmicos foram encaminhados suas respectivas salas de aulas, e, posteriormente, para o Salão de Atos, onde participaram de uma imersão na história e estrutura da instituição em audiovisual. Também foram apresentados todos os coordenadores de curso da Urcamp, além de responsáveis pelos serviços com os quais os acadêmicos mais terão contato, como o Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), Núcleo de Atendimento ao Docente e Discente (NADD) e Central do Aluno. Virgínia relata que a importância de um bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, também foi um dos temas abordados na ocasião.
O vice-reitor da instituição, professor Fábio Paz, também participou da recepção e apresentou a Graduação i, nova metodologia adotada, a partir do primeiro semestre de 2019, pela Urcamp, que integra alunos, comunidade e empresas através de uma plataforma de projetos, chamada de Sou I. O resultado dessa integração foi apresentada na 1ª Mostra de Projetos Integradores, desenvolvidos pelos acadêmicos da Graduação i ao longo do último semestre. “Com este novo modelo, os alunos estão muito satisfeitos e cada vez mais a Urcamp se destaca através dos projetos que implanta”, destaca Virgínia.
Para Jaqueline Almeida de Souza, o calor da acolhida e as informações repassadas foram essenciais, especialmente porque este foi o primeiro dia da caloura do curso de Pedagogia. “Essa acolhida é bastante importante para o aluno novo conhecer a Urcamp, o que tem à disposição, quais as formas de avaliação. Tudo isso saímos sabendo de forma tão acolhedora já no primeiro dia”, destaca.
Também calouro, Maurício Batista de Souza aprovou a recepção: “Achei muito bom, assim a gente não se sente tão perdido, com esse acolhimento”.