Urcamp promove Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Sociais Aplicadas

A programação reúne os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo. O tema em debate no segundo dia de evento foi “Fake News: Reflexões na área das Ciências Sociais Aplicadas”.

Com o salão do Complexo do Museu Dom Diogo lotado, a noite de segunda-feira foi marcada com um debate, em forma de mesa redona. Dentre os convidados, três nomes em diferentes áreas de atuação para dissertar sobre o mesmo tema. As notícias falsas que invadem a internet e as redes sociais e que acabam, de forma errada, ganhando projeção.

O jornalista Fábio Almeida, do Grupo RBS, que é membro do Grupo de Investigação (GDI) e integra a equipe de repórteres que fazem parte da produção e matérias para o Fantástico. O repórter destacou que o fenômeno da fake news política, está disseminado e afeta a todas as pessoas. Os motivos são muitos, mas nesse contexto, três deles se projetam: política, religião e fanatismo. Hoje, segundo o repórter, já tramitam 20 projetos no senado para criminalizar a fake news, o que demonstra que existe uma preocupação política em relação ao tema. “Isso é uma arma que está nas mãos das agências e de pessoas mau intencionadas”, argumenta. Fábio Almeida ainda advertiu que já existem empresas contratadas para apurar o que são notícias falsas e verdadeiras, como o próprio GDI da RBS.

Outro debatedor convidado, para discutir mais uma ótica da fake news foi o empresário do setor supermercadista Patrique Nicolini, que relatou inúmeras situações envolvendo a empresa da família, onde atua como gestor. O jovem empresário, conta que muitas vezes uma notícia falsa se propaga de maneira irresponsável. Na maior parte das vezes, as fake news acaba sendo compartilhada sem que seja checada por quem o multiplica, o que por vezes, acarreta em danos irreparáveis para a empresa. “Precisamos refletir em relação ao que vemos e compartilhamos na internet, é preciso que a gente pense que todos nós temos responsabilidade nisso, ter consciência é fundamental”, resume.

Na área do Direito o convidado foi o advogado Felipe Dalenogare Alves, doutorando e mestre em Direito, que abordou as formas de proteção que a lei confere em situações que envolvem as fake news, que são praticamente inexistentes, de acordo com o especialista. A maneira mais viável ainda de se procurar a justiça, caso alguém pessoa, física ou empresa, se ache prejudicado, é no formato convencional, ou seja, através de ação com alegação de calúnia, difamação ou injúria.

A abertura do evento foi feita pela Reitora da Urcamp e Presidente da Fundação Atilla Taborda, professora Lia Quintana, que destacou a importância do tema. “Atinge a nós todos, temos que saber que é preciso cada vez mais checarmos as informações que nos chegam e procurarmos sempre veículos de comunicação confiáveis”, reafirmou.

A mesa redona foi mediada pela jornalista e docente do curso de Jornalismo da Urcamp, professora Roberta Mércio.