Curso de Gastronomia da Urcamp promove oficina de Cupcake para alunos da rede pública municipal

Os alunos do oitavo ano da Fundação Bidart, em Bagé, conheceram os laboratórios dos cursos de Nutrição e Gastronomia e puderam participar de uma aula diferente nessa sexta-feira, 05. Uma oficina de confecção de Cupcake. Eles entenderam todo o processo de manuseio e cortes dos alimentos, manipulação de utensílios, as técnicas de forno e aprenderam a confeccionar os bolinhos. A decoração ficou a critério de cada um e o resultado impressionou até mesmo a professora. Isabel Cristina Fernandes de Souza leciona na Gastronomia e conta que o melhor ensinamento é incentivar a descoberta e o gosto pela cozinha. “Eles chegam um pouco tímidos, mas aos poucos vão se soltando e encontrando o prazer de trabalhar com os alimentos e isso é uma profissão que pode se abrir para eles no futuro”, conta.

A estudante Maria Luiza Morales diz que já tinha um breve contato com a cozinha em casa, mas achou as técnicas inovadoras. “Foi bem legal, aqui a gente pode cozinhar sem medo de errar e aprendi muito em um dia”, relata. E gostou tanto que já sinaliza com a possibilidade de cursar Gastronomia no futuro.

Vitória Ribeiro Gomes teve o primeiro contato com a Gastronomia. “Eu não tenho o hábito de cozinhar e aprendemos algo novo, foi proveitoso e divertido”, diz.

Para a professora Elizabeth Borba Salgado, que trouxe os estudantes da escola até a Urcamp, a oficina também representa oportunidade. “Valeu muito a pena, isso amplia a visão deles sobre trabalho, muitos nem sabiam que tínhamos um curso de Gastronomia em Bagé. Pode ser uma opção de para eles trabalharem no futuro”.

A Oficina de Cupcake do Curso de Gastronomia foi totalmente gratuita e encerrou a série de atividades desenvolvidas pelos cursos na Semana da Responsabilidade Social da Urcamp.