Urcamp e prefeitura de São Gabriel lançam programa Atleta Cidadão

Promover a educação e a inclusão social por meio do esporte. O projeto Atleta Cidadão,que começa a ser desenvolvido na prática já na próxima semana, irá beneficiar 120 alunos da rede pública municipal, numa parceria com o município e a Urcamp.

Até o fim de 2019, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental irão vivenciar dentro da estrutura do Curso de Educação Física da Urcamp, oito modalidades esportivas, em turno inverso ao da escola: futebol, voleibol, basquete, atletismo, ginástica dança e lutas (capoeira e judô).

A seleção foi feita pelas escolas e considerou critérios como, alunos em situação de vulnerabilidade social, defict de aprendizagem e transtorno de comportamento. O transporte, os uniformes, o material e a alimentação são fornecidos pelo município, a Urcamp entra com a estrutura e os monitores, todos acadêmicos do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que irão desenvolver as atividades junto aos estudantes, tudo com o auxílio dos professores.

O coordenador do Curso de Educação Física Rodrigo Guterres, conta que a intenção é oportunizar práticas de bom convívio e assim e melhorar o desempenho escolar."Vamos resgatar esses alunos da rede pública por meio da disciplina, através da regra, da conduta, tudo por meio do esporte", explica.

As atividades são desenvolvidas duas vezes na semana nos turnos da manhã e tarde, onde os estudantes serão divididos por grupos, por modalidade.

Além da coordenação do Curso de Educação Física, o lançamento do projeto Atleta Cidadão, no Ginásio de Esportes da Urcamp, contou com a presença do Prefeito de São Gabriel Rossando Gonçalves e da Pró-reitora de Ensino Virgínia Dreux. "Para nós enquanto Instituição Comunitária é de extrema importância fazermos parcerias com instituições públicas ou privadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, no caso desse projeto, diminuir a situação de vulnerabilidade social dos alunos propondo atividades no contraturno do horário escolar. A Urcamp está a disposição em todas as áreas para parcerias onde a gente possa disponibilizar atendimento à comunidade”,conta a gestora.

As atividades com os alunos já iniciam na próxima segunda-feira, 08,nas dependências da Urcamp, em São Gabriel.