Hospital Universitário agora possui cama ortostática

aquisição de R$ 6 mil reais irá compor o atendimento de fisioterapia neurológica do Núcleo de Práticas em Saúde

O Núcleo de Práticas em Saúde, que funciona como Hospital Escola, no Hospital Universitário da Urcamp Dr. Mário Araújo, adquiriu, na quinta-feira, 06, mais um sonho de consumo para a área da saúde. Além de servir como laboratório para os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da Instituição de Ensino Superior Comunitária, o Núcleo ainda presta atendimento diário para a comunidade que, através do Sistema Único de Saúde (SUS), realiza o seu tratamento de forma gratuita. Aqueles que necessitam de fisioterapia neurológica, a partir de agora passam a ter em suas sessões a maca ortostática.

De acordo com a responsável pela disciplina de estágio de fisioterapia neurológica, professora Simone Rosa da Silva, a cama ortostática, cujo nome vem de ortostase, que significa ‘ficar em pé’, para quem trabalha com reabilitação neurológica é um item fundamental. “Além dela resgatar as necessidades fisiológicas do paciente, ela também é responsável por recuperar a sua autoestima, já que muitos estão acamados há tanto tempo, que possuem dificuldade de ficar em pé”, conta a fisioterapeuta. A nova maca beneficiará os pacientes que sofreram lesões medulares, traumatismo de crânio encefálico, lesões neurológica – das mais diversas, e que, por consequência, impedem que o paciente fique, sozinho, na posição vertical. “Ela contribui para o resgate da consciência corporal”, enfatiza.

Caso o paciente tenha a função dos membros superiores, ele ainda faz algumas atividades associadas ao tratamento da cama, exercitando os braços. O avanço vai de acordo com a adaptação do paciente. “Às vezes não é possível ficar completamente na vertical em uma primeira sessão, mas vamos habituando o tratamento e indo gradativamente”, explica Simone ao destacar o grande diferencial hoje oferecido pelo Núcleo de Práticas em Saúde. “Realmente essa maca era um sonho de consumo; os alunos estão realizados, pois saímos de um padrão de atendimento para outro é que o top. Como eu sempre digo, reabilitação é sinônimo de funcionalidade”.

Núcleo e atendimentos

Atualmente a disciplina de estágio de fisioterapia neurológica conta com 18 acadêmicos durante as tardes de terças e quintas-feiras. Cada aluno atende 04 pacientes por tarde, totalizando, em média, 144 pessoas atendidas por semana. “Praticamente acabamos com a lista de espera dos pacientes neurológicos, lembrando que todo atendimento é gratuito, realizado através do SUS”.

Em média, são 570 atendimentos mensais, e a responsável pela disciplina informa que ainda restam vagas para quem necessita deste tipo de atendimento de fisioterapia. “Eu fico muito feliz por saber que não existe mais fila de espera e que somos responsáveis por colaborar com a comunidade. Hoje em dia, 90% dos casos são acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC)”. Para solicitar o tratamento, basta ter uma indicação médica e ir até o Hospital Escola – Núcleo de Práticas em Saúde, no Hospital Universitário da Urcamp.