Hospital de Clínicas Veterinárias da Urcamp redobra medidas no atendimento

Mesmo com dificuldades, aos poucos, alguns setores da sociedade vêm retomando as atividades. Serviços oferecidos por instituições de Ensino Superior são extremamente importantes para que uma região se desenvolva a pleno. No caso de Bagé e a região da Campanha como um todo, o curso de Medicina Veterinária tem papel preponderante no atendimento à comunidade. Dentro desse cenário, a Urcamp está inserida com várias ações, entre elas, o Hospital de Clínicas Veterinárias, que fica no Campus Rural.
Com 42 anos de serviços prestados à comunidade, o espaço retomou os atendimentos ao público. Entretanto, pelo fato de sustentar uma credibilidade conservada há mais décadas, tem se preocupado a cumprir com o máximo de protocolos sanitários, a fim de que o serviço possa transcorrer, mas sem correr risco de contágio para funcionários e pessoas atendidas.
Conforme a professora Luciana Lins, em relação às medidas de segurança, o hospital trabalha com equipe reduzida e apenas por agendamento. A decisão tem como finalidade prever o número de pessoas atendidas para que não haja aglomerações. E todos que adentram no local, obrigatoriamente, precisam estar com máscara de proteção. Já na entrada do campus, um profissional também fica encarregado de aferir à temperatura. Outra exigência do hospital é que qualquer pessoa, seja um profissional ou alguém da comunidade, utilize álcool gel nas mãos já na chegada.
Cumpridas às normas para acesso, o hospital também estabelece algumas regras. Justamente por trabalhar com agendamento, só é permitida a entrada de apenas uma pessoa por animal atendido. Ainda por cima, ela precisa manter um distanciamento mínimo com os profissionais que estão trabalhando.
Quanto à movimentação dos alunos, Luciana afirma que, neste segundo semestre, há uma turma que está no último ano do curso de Medicina Veterinária. E, por conta disso, precisam passar pelo período de acompanhamento da rotina do trabalho que é desempenhado no Hospital de Clínicas Veterinárias. Mas, também com o intuito de evitar aglomerações, o espaço recebe os estudantes, no máximo, em grupos de cinco. E na sala de atendimento, apenas dois por vez adentram no local

A relevância do serviço

O hospital presta serviço de atendimento clínico, procedimentos cirúrgicos e ultrassonografia a pequenos e grandes animais. Atualmente, estão envolvidos, por atendimento, um a dois professores veterinários. No máximo, cinco alunos do curso, acompanhados por um profissional, também participam dos trabalhos. Mas tudo depende da complexidade do atendimento.
Nesse período de pandemia, o Hospital de Clínicas Veterinárias atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h20min e das 14h às 16h50min. A exceção fica por conta de quinta-feira pela manhã. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (55) 99947 8786 ou pelo chat do site da Urcamp.
O Hospital de Clínicas Veterinárias dá suporte à comunidade desde 1978, quando foi fundado pelo professor Raul Abreu. Hoje, é administrado por José Pedro Rocha de Abreu, acompanhado, na gestão, pelos professores Luciana Lins e Guilherme Collares. São atendidos, em média, mil animais por ano, de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Lavras do Sul e Aceguá.

Experiência importante para o futuro

Um dos estudantes que está na reta final é João Pedro Gonçalves Severo, 24 anos. No nono semestre, o estudante voltou, recentemente, a contar com as aulas práticas. O trabalho dele consiste no atendimento à população, sempre com todas as medidas necessárias de prevenção à covid-19. “Nós, alunos, fizemos o acompanhamento dos pacientes de pequeno e de grande porte, juntamente com os professores. Apesar do momento delicado que estamos vivendo, essas aulas práticas são de suma importância para nossa formação, pois colocamos em prática a teoria e adquirimos cada vez mais conhecimento, que é de extrema importância, principalmente para nós que estamos na reta final”, finaliza.