Alunos e professores de psicologia da Urcamp prestam serviços gratuitos de forma online e presencial

Por Samuel da Rosa
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

O curso de psicologia do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) lançou dois projetos de auxílio à comunidade acadêmica e da área da saúde, que se intitulam como: “Psico orientação em tempos de pandemia" e “Saúde Mental”. A iniciativa visa dar auxílio psicológico aos funcionários e professores da instituição de ensino superior e aos profissionais da área da saúde no Hospital Universitário. De forma online e presencial, os alunos e professores estão prestando esse serviço, sob a orientação da coordenadora e professora Aline Silveira, e das professoras Susi Barcelos, Fabiane Caillava, Silvia Vargas, Suélen Bach e Aline Curra.

A pandemia modificou a rotina e o estilo de vida de todas as pessoas com impacto na saúde mental delas. Algumas passaram a apresentar manifestações emocionais como aumento da ansiedade, medo e estresse. O que tem gerado aumento desses sintomas e transtornos psicológicos em grande parte da população. "O curso de psicologia para contribuir com a comunidade acadêmica da Urcamp lança o projeto Psico orientação em tempos de pandemia, que objetiva prestar orientação e suporte psicológico à distância aos professores e funcionários da Urcamp através de oficinas”, destaca a professora Aline Silveira. As atividades, segundo Aline, funcionam de segunda a sexta com horários alternados e os alunos prestam esse auxílio psicológico de forma online.

Os estudantes e professores do curso também desenvolvem outro projeto que se chama “Saúde Mental”, que é elaborado nas dependências do Hospital Universitário. Este é conduzido por três professoras no atendimento presencial, as professoras Aline Silveira e Susi Barcelos, que atendem a equipe de funcionários do Hospital, e a professora Fabiane Caillava, que atende a área destinada a Covid-19. Um acadêmico do nono semestre, Gabriel Silveira, também auxilia na unidade hospitalar. As professoras Silvia Vargas, Suelen Bach e Aline Curra realizam os atendimentos on-line.

Segundo a coordenadora do curso, a pandemia está deixando muito mais do que sequelas físicas nas pessoas que contraíram o vírus. “Estamos vivendo um momento também conhecido como de luto coletivo, onde as perdas de milhares de vidas somam as perdas de liberdade, da rotina, da convivência da nossa vida como ela sempre foi”, ressalta Aline. Ainda conforme o que diz a coordenadora, já é possível detectar em estudos recentes o aumento significativo de sintomas e transtornos psicológicos. “O estresse provocado pelas contingências atuais, intensifica as emoções de medo, angústia ou até mesmo impotência frente aos acontecimentos”, enfatiza.