Urcamp ampara projeto de geração de renda das mulheres em Candiota

Equipes da Urcamp e da Prefeitura de Candiota

Apoio do NPJ e amparo psicológico é destaque nas ações de cidadania

Empoderamento e empreendedorismo. As duas expressões, que cada vez mais encontram espaços para se fortalecer nos planos de desenvolvimento social, foram destaque no município de Candiota, na manhã desta sexta-feira, 07/06. A prefeitura e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial promoveram o Primeiro Encontro de Geração de Emprego e Renda voltado para os públicos atendidos. O evento denominado “Faz acontecer” contou com palestras, feira de artesãos, oficinas, distribuição de vestuário, dinâmicas e sorteios durante todo o dia.

A Urcamp é uma das principais parceiras do projeto de estímulo a alternativas de renda na região, principalmente no atendimento das categorias identificadas como alvo dos projetos. “Uma das principais formas de auxiliar as iniciativas de retomada de autoestima e de incentivo ao empreendedorismo é facilitar o acesso das pessoas aos direitos fundamentais”, afirma o reitor Guilherme Cassão Marques Bragança, explicando a participação do Núcleo de Práticas Jurídicas e do acompanhamento psicológico oferecido aos programas da secretaria.

Entre as mais de cem mulheres cadastradas no programa, identificam-se casos de pessoas vítimas de violência doméstica ou, ainda, em grupos de risco social pela baixa renda. “Para estes casos, o NPJ da Urcamp e as equipes de apoio psicológico oferecem apoio permanente, orientando a tramitação de processos ou esclarecendo sobre direitos que as vítimas muitas vezes não sabem que existem ou não têm recursos para custear”, detalha a coordenadora do Curso de Direito da Urcamp e do Núcleo de Práticas Jurídicas, Lourdes Helena Martins da Silva. O pró-reitor de Ensino aprova a atividade ressaltando a relevância da atividade prática que se oferece também aos acadêmicos. “É nossa função aproximar os universitários das realidades vividas nas comunidades onde atuamos”, informa.

A secretária municipal da Mulher, Juliana Baumhardt, que é egressa da Urcamp, diz que o amparo da Urcamp fortalece as mulheres atendidas pela secretaria, oferecendo condições para que elas restabeleçam sua autonomia e sejam incentivadas ao empreendedorismo. Já o prefeito, Luiz Carlos Folador, afirma: “Além de oferecer cidadania, é nosso papel, também, criar condições de renda digna. Isso é o que fazemos aqui hoje, quando apresentamos possibilidades de projetos que aproveitam matérias-primas abundantes no município”, garante. O município de Candiota, vizinho à cidade de Bagé, é reconhecido como grande produtor de carvão mineral, além de estar situado em uma região marcada pela ovinocultura. “Pela região mineradora, nossa argila é especial e temos lã de qualidade. Então, nós queremos oferecer capacitações para que elas possam ter uma terapia ocupacional ao mesmo tempo em que produzem renda a partir do artesanato”, conclui.