Vice-reitor da Urcamp fala sobre Projetos Integradores a acadêmicos da Educação Física

O bate-papo com os estudantes veio a convite do coordenador do curso de Educação Física em São Gabriel Rodrigo Guterres. Durante três horas e meia o vice-reitor Fábio Paz trocou ideias, respondeu perguntas e aprofundou os relatos sobre a Graduação i e os Projetos Integradores da Instituição.

De forma dinâmica e interativa, a noite de quinta, 8, serviu para que os acadêmicos dos módulos 5 e 6 pudessem conhecer mais sobre a Instituição em que estudam e o que fez a Urcamp modificar, de forma integral, o seu modelo de ensino, através da Graduação i, implementada no início do ano letivo de 2019 em todos os Campi.

Fábio Paz, destacou as inúmeras pesquisas realizadas pela gestão e as visitas em outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e até de outros países, na busca de um ensino inovador, até se chegar ao modelo atual. “A gente tinha a convicção de que precisava entregar para o aluno a prática real, através de demandas da comunidade”, relata.

A implantação da Graduação i foi vista com receio por alguns alunos no início, mas quando começaram a trabalhar a prática através dos Projetos Integradores, logo começaram a perceber que o modelo tinha mais eficácia no processo de aprendizagem e formação da futura profissão, destacou.

Hoje, a Urcamp já conta com 559 desafios realizados e entregues à comunidade. As demandas são depositadas na Plataforma Sou i, onde as empresas, prefeituras, associações, clubes de serviços, ONGs, lançam de forma on-line os seus problemas ou desafios. Os alunos escolhem a demanda a ser trabalhada e constroem os projetos com as soluções que são entregues, através de um projeto ao final de cada semestre. “Em Bagé, por exemplo, nós já tivemos desde um cardápio nutricional para o Hospital Universitário a um projeto arquitetônico para a cidade cenográfica de Santa Fé”, aponta. A plataforma já dispõe de 687 demandas e só neste segundo semestre já são 261 projetos em andamento, sendo trabalhados pelos alunos.

Em São Gabriel a Educação Física atendeu uma demanda da ONG despertar, onde os acadêmicos desenvolveram atividades físicas para os pais aplicarem com os filhos que são autistas. Os alunos ainda criaram um canal chamado “Educação e Saúde”, onde as escolas municipais podem ter acesso à dicas para estudar com os filhos em tempos de pandemia.

O professor Rodrigo Guterres diz que a conversa foi além de uma abordagem técnica, mas uma troca de ideias e conhecimentos que se somam ao aprendizado do aluno. “Essa nova fase da Urcamp, com metodologias adequadas a uma nova realidade social, vem transformando o jeito do nosso aluno desenvolver suas competências e habilidades para o mercado de trabalho. Esse alinhamento institucional, calcado em uma comunicação sistêmica e uma gestão compartilhada, faz o engajamento da comunidade acadêmica para podermos qualificar nossa graduação. Professor Fábio, como um dos idealizadores desse novo formato adotado, por meio dos projetos integradores, contribui muito com sua motivação e capacidade de liderança”, revela o coordenador.

Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o que o mercado espera de um aluno formado pela Urcamp. O acadêmico Leonardo Goulart ingressou pelo currículo antigo e agora está integrado ao formato aplicado pela Graduação i. “Antes nós tínhamos aulas mais expositivas, mas o aluno participava pouco, neste novo modelo nós trabalhamos a prática, interagimos com os colegas, aprendemos de uma maneira muito mais fácil e dinâmica”, justifica.

O endereço da Plataforma Sou i, para demandas das empresas e entidades em toda a região é https://soui.urcamp.edu.br/