Curso de gastronomia em alta

Você é daquelas pessoas que ama cozinhar, se aventurar entre as panelas, testar receitas e experimentar novos sabores? Então, que tal cursar Gastronomia, virar um chef de cozinha e trabalhar com algo que você realmente sente prazer em fazer?

Hoje, nesta sessão de gastronomia, o destaque vai para um dos doces mais incríveis que existe: o quindim. Esse clássico, de origem controversa, delicado e, ao mesmo tempo marcante, apresenta  diferentes técnicas de preparo. Agora, vamos compartilhar com nossos leitores o modo de preparo do quindim da gastrônoma Kris Fernandes, que foi apresentado no mês passado, durante a Semana Acadêmica do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Urcamp.

Quindim

Ingredientes:
- 400g de gemas;
- 600g de açúcar;
- 200g de coco fresco;
- 20g de manteiga.

Modo de preparo: Peneire as gemas. Misture bem o açúcar e o coco. Adicione as gemas peneiradas e mexa. Deixe descansar. Derreta a manteiga e coloque na mistura. Unte forminhas com manteiga e açúcar, leve ao forno para assar em temperatura de 180ºC.

Graduação

Para quem ainda não sabe, o curso de Tecnologia em Gastronomia é a mais nova opção de Ensino Superior da Universidade da Região da Campanha. O curso, que foi implantado no início deste ano, foca nas habilidades e competências necessárias a esse mercado de trabalho, que se encontra em plena expansão. O curso, com duração de dois anos e meio, prevê aulas práticas e teóricas, preparando o aluno para a atuação na gerência e estruturação de cozinhas e restaurantes, bem como no planejamento e execução de eventos. O conhecimento adquirido habilita desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia. O aprendizado é vasto e as aulas são superprazerosas.

O curso tem duração de cinco semestres, sendo oferecido no turno da noite e executado por módulos no campus Bagé.

Vale lembrar que os cursos superiores de tecnologia são organizados, orientados e inspirados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Os interessados podem ingressar na nova turma, que inicia no próximo semestre.

Perfil profissional

O profissional da área concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Cria preparações culinárias e valoriza a ciência dos ingredientes. Diferencia e coordena técnicas culinárias, planeja, controla e avalia custos. Também coordena e gerencia pessoas de sua equipe e valida a segurança alimentar. Planeja, elabora e organiza projetos de fluxo de montagem de cozinha. Identifica utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios. Articula e coordena empreendimentos e negócios gastronômicos. Identifica novas perspectivas do mercado alimentício. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

#Depoimento das acadêmicas

"Estou encantada por estar tendo a oportunidade de fazer parte dessa primeira turma do curso de Gastronomia da Urcamp. Nossa turma é unida e cada um já tem uma bagagem nas costas, onde o resultado final das nossas aulas teóricas, práticas ou visitas técnicas está sendo um grande mix de informações e conhecimentos agregados. Vejo, também, como uma maneira de suprir a carência da nossa região do pampa por gastrônomos, até, porque, acredito que todos merecem o que há de melhor na Gastronomia."

Patrícia Zilio da Rosa Reis

Acadêmica do curso de Gastronomia Urcamp

"Minha história sempre foi trabalhando fora, em outras empresas e paralelo, ajudava nas horas vagas, minha mãe, Eduviges Maidana de Vargas  - uma das pioneiras na cidade, em confecção de salgados. Há exatos oito anos, tomei a decisão de me dedicar à família, ficando mais próxima a este mundo da gastronomia. Me vi encantada com tudo, passei a estudar e me profissionalizar. Fiz cursos fora, participei de eventos e feiras e, neste ano, estou tendo a oportunidade de realizar um sonho, a tão sonhada  graduação. De família humilde, este foi o meu maior objetivo. Ao longo destas 40 décadas de sobrevivência, precisava de algo que me fizesse andar de um lado para o outro, criando e explorando, que me estimulasse a estar sempre ativa. Foi por isso que escolhi a gastronomia. O curso é, com certeza, completo, com um quadro de professores capacitados e empenhados a fazer deste o melhor dos melhores cursos. Com atividades diárias e projetos para todo o período do curso, vejo, nele, o empenho de fazer de nós, estudantes gastrônomos, profissionais completos e capacitados para o mercado de trabalho, seja para atuar como empreendedor com negócio próprio ou como funcionário, nesta profissão que cresce a cada dia, a nível mundial".

Maysa Lucas

Acadêmica do curso de Gastronomia da Urcamp