Corede Campanha realiza Assembleia de detalhamento de projetos

Na tarde desta quarta-feira, 08, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Campanha) realizou uma assembleia pública com o objetivo de definir o detalhamento dos projetos após a votação da consulta popular do corrente ano. A abertura oficial foi realizada pela presidente do Corede Campanha e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, que, teve ao seu lado na mesa, o coordenador da Consulta Popular do Estado, Teonas Baunhardt, que avaliou o processo nos sete municípios que se fizeram presentes através de seus Comudes, delegados e secretarias. A Assembleia foi realizada no Salão de Atos da Urcamp, campus Central.

A apresentação do coordenador do processo no estado, Teonas Baunhardt, traz os principais dados de 2018, com destaque para 60% entre as secretarias de Saúde e Segurança. “Vale destacar, ainda, que o Corede Campanha foi o único a eleger Políticas Públicas para as Mulheres; portanto, este orçamento que aparece na planilha do estado para esta demanda vem somente para Bagé e Lavras do Sul, mostrando o trabalho que foi realizado em prol da luta desta categoria para angariar votos depois que a cédula foi construída e, inclusive, na defesa deste item, na Assembleia de sua construção”, comenta. Fato que se comemora, também, em razão da Assembleia de detalhamento ter acontecido no dia 8 e, no anterior, ter sido a comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha. Saúde e Apoio à Agricultura Familiar se classificaram em todas as cidades da Campanha.

Após, foi exemplificado como os grupos poderiam realizar o rateio da verba, e apresentada a planilha com os cálculos de votos diretos e proporcionalidade. Por maioria absoluta, a planilha foi aprovada e, em seguida, as áreas foram divididas em quatro grupos para uma reunião que decidiria como o recurso seria utilizado. Concluídos os debates, a Assembleia foi novamente reunida para o acerto da Segurança. A Coordenadoria da Mulher cedeu R$ 40.000,00 para a Segurança, assim como Lavras do Sul que, no mesmo pensamento, abriu mão de R$ 16.035,00 para a referida Secretaria. Os grupos acertaram, ainda, que os municípios devem passar para o Corede até sexta-feira, 10, o detalhamento de cada cidade; já a Segurança deve detalhar os ajustes dos recursos repassados.

São parte do Corede Campanha os municípios de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul.

Relembre

Depois de eleger a cédula com 10 prioridades nos municípios que são parte do Corede Campanha, o resultado da Consulta Popular 2018 classificou os projetos da Secretaria Estadual de Saúde (Ampliação,
reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS); Secretaria da Segurança Pública (Reaparelhamento dos Órgãos de Segurança); Secretaria do Desenvolvimento Rural (Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar); e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho,
Justiça e Direitos Humanos (Política para as Mulheres).