Psicologia e Direito realizam palestra sobre adoção por casais homoafetivos

O encontro aconteceu no Salão de Atos da Urcamp e reuniu alunos e professores dos cursos de Psicologia e Direito. O tema em debate trouxe a tona um assunto ainda pouco conhecido pela maior parte das pessoas, “Adoção por casais homoafetivos”. A abordagem ficou por conta da Promotora de Justiça Marlise Martino Oliveira e da Psicóloga Sílvia Vargas.

A promotora destacou os aspectos jurídicos da adoção por casais do mesmo sexo e esclareceu que a lei não faz distinção entre homoafetivos e casais héteros, pois todos passam pela mesma avaliação interdisciplinar para averiguar se estão aptos para a adoção. “ Os laços sanguíneos não são os mais importantes, a gente busca ver fundamentalmente se existe o vínculo afetivo”, explica.

A psicóloga Sílvia Vargas, que leciona na Urcamp, vive uma relação homoafetiva há 15 anos e adotou duas meninas no ano de 2010, na época com dois e quatro anos. Ela contou aos estudantes como foram os trâmites e o processo judicial, o que levou cerca de um ano entre a habilitação e adoção. “Foi tudo muito tranquilo, as dificuldades que encontramos são as mesmas que encontrariam um casal hétero. Foi uma transformação total. Passamos da vida de casal para uma família e elas nunca questionaram o fato de terem duas mães”, relata.

A palestra foi interdisciplinar, pois faz parte das disciplinas de Psicologia Aplicada no Direito e Direito e Psicologia Jurídica na Psicologia, que são ministradas pelas professoras Susi Barcelos e Lima e Adriana Brito de Moraes.