Curso de Psicologia da Urcamp desenvolve ações para lidar com distanciamento social

A saúde física não é o único grande problema enfrentado durante a pandemia do coronavírus. O isolamento social também pode causar vários danos à saúde mental da população, independente da faixa etária, classe ou qualquer tipo de característica ou padrão social. Por conta disso, o curso de Psicologia da Urcamp articula uma série de iniciativas a fim de orientar e ajudar pessoas que estejam com qualquer tipo de problema, ocasionado pela mudança repentina de rotina ou até mesmo devido à imensidão de fatos negativos que envolvem o mundo inteiro. Os detalhes e informações são da coordenadora do curso de Psicologia, Aline Silveira.

Os projetos

Uma iniciativa que tem dado boa repercussão é o projeto Desconstruindo o Vírus. A ação é desenvolvida pela turma da Terceira Competência, sob a orientação da professora Sílvia Vargas. Na ocasião, ela criou uma página no Facebook e no Instagram com o objetivo de informar e interagir com a comunidade, disponibilizando conteúdos construtivos. “Neste momento que vivemos da pandemia do Covid-19 e do isolamento social, este projeto contempla o entretenimento, disponibilizando livros, músicas, filmes, reflexões positivas, dicas de atividades, dentre outras opções”, relata Aline.
O curso também oferece, dentro do Hospital Universitário, o Projeto de Atendimento Emergencial ao Covid-19. Sob a orientação da professora Fabiane Caillava, a ação é direcionada para o atendimento de profissionais de saúde, pacientes e familiares. “O foco do trabalho está no aconselhamento psicológico para que as pessoas que estão na linha de frente do enfrentamento do vírus e que estão em situação de risco”, argumenta.
E o terceiro projeto listado por Aline está sendo elaborado em conjunto da ATI da Urcamp. No caso, trata-se de um website com a disponibilização de aconselhamento psicológico à comunidade. A previsão é de que seja lançado em breve. “Tem como objetivo escutar e ajudar as pessoas que estão passando por alguma dificuldade diante da situação do isolamento social durante essa pandemia”, salienta.

Dicas e orientações

Além de listar os projetos desenvolvidos pelo curso de Psicologia, Aline também concedeu à reportagem do jornal MINUANO algumas orientações a respeito de como lidar com o distanciamento social. Segue abaixo a explanação da professora:

- Durante a pandemia de Covid-19, se fez necessário o distanciamento social e isso aconteceu de forma rápida e cheia de incertezas, trazendo mudanças significativas na rotina do sujeito. Isso gera diversos desafios emocionais e pode ser que não esteja tudo bem e se faz necessário falarmos sobre esses sentimentos. Muitas pessoas podem entrar em sofrimento por conta do medo, ter crises de ansiedade, de pânico. Precisamos estar atentos.
- As pessoas precisam refletir sobre qual é a sua maneira de passar por esse momento, não existe uma receita pronta, cada sujeito deverá encontrar a forma de passar por esses dias de distanciamento social.
- O ser humano é um ser social, assim, se faz necessário termos a interação com as pessoas, que neste momento pode acontecer através da tecnologia. Utilizw vídeo-chamadas com a família, amigos e colegas.
- Desenvolver o autoconhecimento. Reflita sobre você, seus sonhos, suas conquistas, as dificuldades que venceu.
- Cultivar o autocuidado e compaixão. Aceitar e compreender que não controlamos tudo que acontece conosco.
- Viva o aqui e agora. O que irei fazer hoje? Viver um dia de cada vez e focar no que é importante para mim.
- Realizar atividades que motive, sejam elas exercício físico, ler, dançar, brincar, meditar, assistir filme, séries, documentários e/ou descansar e compreender tudo que estamos vivendo.
- Ser empático, compreender o outro.
- Ser solidário, pensar o que posso fazer para ajudar as pessoas. Sempre podemos ajudar.
- Selecionar as informações. Buscar acompanhar as fontes oficiais, em determinados momentos do dia, e não a todo o tempo.
- E se estiver muito difícil, não hesite em procurar ajuda de um profissional psicólogo.