Urcamp realiza primeira etapa do Processo Seletivo de Verão 2019

Os cinco Campi da Instituição aplicaram a redação que serve como passaporte de ingresso para as mais de 20 graduações oferecidas pela Urcamp. Cerca de 600 estudantes realizaram a prova nesse primeiro momento. Pra quem não conseguiu comparecer no domingo, a Urcamp irá oferecer outras duas oportunidades de vestibulares em janeiro e fevereiro.

Pelo menos uma hora antes do horário de aplicação da prova, previsto para as 14:00 horas de domingo, centenas de estudantes já circulavam pelos corredores da Urcamp, em Bagé e puderam conhecer as novas instalações e a moderna estrutura que irão estudar a partir do início do ano que vem. Salas de Inovação com aparato tecnológico, novos espaços de circulação e ambientes remodelados para que o aluno tenha condições de se sentir estimulado a desenvolver projetos dentro da graduação escolhida.

Júlia Pintos, 17 anos, veio fazer o seu primeiro vestibular e optou pelo curso de Fisioterapia. Ela diz que tomou a decisão depois de visitar a Feira das Profissões em outubro, quando todos os cursos da Instituição abriram seus laboratórios e mostraram parte de suas estruturas para as escolas do Ensino Médio de toda a região. “Eu vi as possibilidades que eu podia ter dentro da Fisioterapia, todo o material, os equipamentos e foi ali que fiquei determinada. A Urcamp tem o preparo que a gente precisa depois que sai do Ensino Médio pra atuar na profissão” justifica.

Luis Gabriel Nogueira Jardim, 16 anos, se decidiu pelo Jornalismo. “Acho que é o que me identifico mais e a Urcamp tem credibilidade, estou entusiasmado”, revela.

Já Mariele Dias da Silva, 17 anos, veio com foco no Direito, pelo leque de opções e áreas de atuação que o curso oferece após a conclusão da graduação. “Já tinha vontade desde criança a estudar Direito, era um curso que me chamava a atenção e sei que o da Urcamp é um dos mais qualificados da região, por isso optei por vir fazer aqui”.

Os coordenadores dos cursos, sob a orientação da Pró-reitoria de Ensino, ajudaram na aplicação das provas, que contaram com dois temas propostos para que o estudante pudesse optar sobre qual dissertar: “AS FAKE NEWS TALVEZ NÃO SEJAM TUDO ISSO” e “SOCIEDADE SUSTENTÁVEL”. Ambos os títulos contaram com um breve texto de apoio para ampliar as possibilidades de escrita do candidato.

A Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux, era só otimismo, pois o índice de abstenção foi praticamente zero. “Estamos felizes de ver nossas salas de aulas lotadas, a gente vê o quanto as pessoas anseiam chegar no Ensino Superior e a Urcamp se planejou, se capacitou para implementar um novo modelo totalmente inovador. Paralelo a isso os nossos valores estão muito atrativos, totalmente compatíveis com a realidade da região e do ensino de qualidade que a gente busca”, explica.

O Ensino Inovador é a grande novidade para 2019 dentro da Instituição, o que a Urcamp está chamando de Graduação I, um modelo totalmente voltado às atividades práticas, que encorajam o aluno a desenvolver soluções em cima de problemas reais, já desde o primeiro semestre, é o que revela o Vice-reitor da Urcamp Fábio Paz. “Esses novos alunos terão aqui uma nova estrutura, ambientes inovadores e virtuais que estimulam a criatividade. A Urcamp pretende que, estimulando métodos já consagrados como estes que estamos propondo, o nosso aluno tenha muito mais preparo para enfrentar o mercado de trabalho”.

Os aprovados nesse primeiro vestibular, receberão no dia 12 de dezembro o resultado por e-mail e também por SMS, através do celular, e assim, deverão entrar imediatamente em contato com a Urcamp. As matrículas serão realizadas de 12 a 20 de dezembro.

As próximas provas de vestibular complementar para o ano letivo de 2019 serão nos dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019.