Urcamp oferece 16 cursos de pós-graduação

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) oferece 16 cursos de pós-graduação para o semestre letivo que inicia no dia 7 de abril. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.urcamp.edu.br. Os cursos são oferecidos nas áreas da Educação, Saúde, Engenharia Civil, Direito, Agronomia, Gestão e Contabilidade.

Conforme a pró-reitora de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, Elisabeth Drumm, a proposta da instituição de ensino, para aqueles que desejam se aprofundar em suas profissões, se diferencia das demais pós-graduações, em especial por sua trajetória, com cursos que já estão em sua nona edição, além de carga horária flexível e com possibilidade de maior estímulo na profissão.

Diferente das especializações disponibilizadas por outras instituições que trabalham com uma carga de 360 horas, segundo Elisabeth, a Urcamp conta com cursos de 450 horas, sendo que 90 horas são destinadas à flexibilização do currículo, onde os pós-graduandos poderão utilizar o tempo em atividades como produção de artigos individuais, atividades coletivas e preparação de seminários.

A pró-reitora salienta, também, que egressos da Urcamp têm direito a 10% de desconto nas pós-graduações. Visando oxigenar o ensino dos profissionais graduados em seus campi, a universidade está apostando na contratação de novos professores que não fazem parte de seu corpo docente. “Não estamos desmerecendo nossos profissionais, mas pensamos que o aluno quer ter acesso a outros olhares que reforcem a sua formação”, destaca.

Saúde

De acordo com a responsável pelos cursos de pós-graduação da Urcamp, Daniela Giffoni Marques, a área de Saúde se destaca quanto à oxigenação de ensino, visto que mais de 50% dos profissionais não atuam nas cidades onde irão lecionar. Ela explica que a área conta com quatro especializações, sendo duas novas propostas (“Cuidados Paliativos” e “Gestão e Auditoria em Saúde”), fora que os outros cursos foram reestruturados em parceria com a gestão atual do Hospital Universitário, o qual deve receber maior integração dos cursos da instituição, servindo como sala de aula para muitas disciplinas. “Estamos trabalhando na reestruturação da relação entre o hospital e a instituição de ensino. Os alunos poderão ter contato com o sistema de gestão do HU e terão atividades em um ambiente relacionado à sua profissão”, conta.

Outra novidade

Outra novidade é a especialização em Ciências Criminais na Sociedade Contemporânea, curso exclusivo do campus da Urcamp em Alegrete. Daniela conta que o curso terá, em seu corpo docente, a participação do criminalista Jader Marques, advogado reconhecido nacionalmente por atuar em casos polêmicos. A especialização foi uma das escolhidas após a instituição realizar uma pesquisa, em 2016, junto aos seus alunos sobre quais eram os cursos de pós-graduação que eles teriam maior interesse para a continuidade da sua formação. A responsável pela pós-graduação da instituição salienta que as demais áreas de ensino também tiveram atualizações em seus cursos.

Cursos disponibilizados

Ciências Criminais na Sociedade Contemporânea; Contabilidade Controladoria e Gestão de Negócios; Contabilidade e Gestão Tributária; Controladoria e Gestão de Finanças; Cuidados Paliativos; Docência do Ensino Superior; Educação e Gestão Ambiental; Estratégia da Saúde e da Família; Forrageiras; Gestão da Construção Civil; Gestão de Negócios; Gestão do Agronegócio; Gestão e Auditoria em Saúde (MBA); Orientação e Supervisão Educacional; Psicopedagogia; Saúde da Família e Comunidade.

Obs.: As oportunidades podem ser encontradas na Urcamp em Bagé, com exceção da especialização em Ciências Criminais na Sociedade Contemporânea, que é exclusiva do campus de Alegrete. A carga horária de 450 horas não se aplica à especialização em Psicopedagogia, que conta com duração de 600 horas.