Parceria interdisciplinar de cursos da Urcamp promove palestra sobre tendências e qualidade da alimentação

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

Nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 19h, no canal oficial da Urcamp no Youtube, será transmitida a palestra “Avanços e tendências na pesquisa de qualidade em alimentos – do campo à mesa do consumidor”, ministrada pela engenheira agrônoma Bianca Pio Ávila, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A atividade foi organizada através de uma parceria entre os cursos de Nutrição, Farmácia, Agronomia e Gastronomia da instituição de ensino, com o objetivo de mostrar todo o processo logístico, desde que o alimento é colhido até chegar ao consumidor final, e a importância dos cuidados e segurança nas diferentes etapas.

A palestrante é engenheira agrônoma, doutora e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da UFPEL, com especialização em Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças. Em 2018, realizou o pós-doutorado na FAPERGS em pesquisas com qualidade nutricional e industrial de arroz e em 2019 um novo pós-doutorado, desta vez com enfoque em pesquisas de armazenamento e qualidade de grãos no Brasil – ambas pesquisas geraram um livro.

É, também, pesquisadora colaboradora do projeto Segurança Alimentar e Nutricional da Embrapa Clima Temperado e do Projeto Leite Seguro com a Embrapa e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Bianca adianta que durante a palestra serão abordados os seguintes tópicos: as novas tendências em alimentos e seus consumidores, qualidade nutricional e sensorial; pesquisas em alimentos bioativos; pesquisas para consumidores celíacos e de dietas alternativas como low carb; a importância dos alimentos tradicionais como arroz e feijão e o que há de novo em relação a eles; abordagem alternativa de pesquisa e experimentação em tempos de pandemia e o uso de novas cultivares para novos mercados. “Convido todos a fazerem parte e compartilhar experiências nesta palestra, que irá abordar as tendências mundiais no que tange aos novos mercados e aos consumidores de alimentos”, aponta.

Coordenadora do curso de Nutrição da Urcamp – um dos cursos responsáveis pela organização da palestra – Mônica Palomino destaca a importância e o caráter interdisciplinar do evento: “Reunimos os cursos em uma bela parceria. A pesquisadora é uma grande pesquisadora e tenho certeza de que vai agregar muito aos conhecimentos dos nossos alunos”.

A palestra é aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Para quem perder a palestra desta quinta-feira, o material ficará disponível na playlist do canal Urcamp.