O Projeto Movie Aula começa como mais um instrumento de capacitação a professores

A primeira aula, dentro da oficina ministrada pelos jornalistas Glauber Pereira e Jeferson Vainer, aconteceu nessa terça-feira, 10, no Salão de Atos da Urcamp, onde os professores de todos os cursos, receberam capacitação inicial sobre imagem e roteiro.

O Movier Aula, visa capacitar os professores da Urcamp a produzirem videoaulas dentro de suas disciplina, utilizando o recurso do audiovisual. O resultado disso é uma comunicação mais efetiva com os alunos, através da utilização da linguagem que os acadêmicos consomem como fonte de conteúdo - os vídeos.

Na primeira parte da aula, os professores receberam informações sobre a construção artística da linguagem audiovisual, discutiram como são criadas as associações psicológicas e emocionais na escolha de um enquadramento e como a utilização de metáforas e comparações, pode explicar melhor um conteúdo. O intuito é fazer com que os professores aprendam a produzir conteúdos com imagens.

Numa segunda etapa da oficinam, os docentes receberam informações e técnicas de como se produz um vídeo. Quais as lentes e recursos a serem usados, de acordo com a situação, iluminação recomendada, quais os tipos de arquivos são gerados dentro de uma edição, como fazer um roteiro para a videoaula, de que forma se calcula o tempo de cada vídeo, quais os cuidados necessários para que esse material possa resultar numa visualização com qualidade e eficácia.

A segunda e última aula da oficina, será na quinta-feira, 12, onde os professores farão aulas práticas, aplicando os conteúdos do primeiro dia, como primeiro exercício de inserção dessa nova forma de educar, proposta pelo projeto.